Grandes players do varejo já respiram transformação digital há muito tempo. Uma prova disso é o crescimento das vendas online impulsionadas pelo aumento de confiança do consumidor e por campanhas de vendas como a Black Friday e Natal. Milhares de pessoas acompanham as promoções e oportunidades online durante a ocasião. Uma demanda que pede estrutura logística eficiente e tecnologia para gestão e controle das entregas dos produtos dentro do prazo acordado.
Além deste exemplo temos também marcas que trabalham com produtos de reposição baixa, “um a um”, mantendo a qualidade e um atendimento diferenciado — acontece muito com redes de supermercados e farmácias. Aqui também é necessário aplicar um sistema de gestão logístico personalizado, e que compreenda essa demanda de forma efetiva, já que os produtos não podem estragar e nem faltar nas gôndolas.
Esses são alguns dos exemplos de como a transformação digital se fez necessária no varejo no quesito logística, onde especialmente nos deparamos com consumidores cada vez mais exigentes. E não foi difícil você encontrar este assunto junto a expressão “experiência do consumidor”, que hoje pede imediatismo e excelência no atendimento. Pois é, vivemos a era da experiência e a logística ágil tem feito a diferença nesta questão.
Com todas essas mudanças surgiram no mercado diversas plataformas para trabalhar online, além, claro, dos softwares de gestão — área onde atuo, aliás. Porém, aderir a tudo isso apenas para estar inserido no contexto de transformação digital nunca foi o ponto de partida. Porém, sempre foi uma tecla que eu e meus colegas de empresa trabalhamos com todos os nossos clientes e prospects: como você pode iniciar sua jornada de transformação digital?
Rever processos é o início da jornada
Para efetivar uma transformação digital é preciso entender dos processos da sua área, da sua empresa. Trata-se de uma mudança cultural. O ponto de partida é: como posso fazer essa a minha atividade melhor? Como posso otimizar a minha gestão?
Muitas empresas entenderam esse recado e começaram essa avaliação profunda muito antes da pandemia Covid- 19. Sim, mudar é complicado. Exige estudo, tempo, atenção e envolvimento de todos, além, claro, de um certo investimento. Talvez por essa razão, muitas organizações deixaram a questão de lado.
Hoje, diante de uma crise imprevisível, e com uma economia instável, muitas companhias se encontram realizando estes questionamentos que estavam de lado até então. Um processo que tem causado fobia e senso de urgência. Porém, mesmo com todas as questões sensíveis do momento, a verdade é que nunca ficou tão claro entender o que é transformação digital.
Grandes lições da logística
Além de todos os exemplos citados no início deste texto, a verdade é que diante de um cenário de pandemia o mercado digital tem sido a principal rota de atendimento dos consumidores. Com o confinamento das pessoas em casa, o consumo via rede virtual se fez mais que necessário. E, mais do que isso, as empresas, shoppings e lojas que tiveram que baixar suas portas, também encontram no e-commerce uma forma de manter a saúde de seus negócios.
Uma prova disso é que, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), os impactos causados pelo Covid-19 já afetaram o e-commerce. Desde o dia 12 de março, ele apresentou um aumento de 180% em transações nas categorias Alimentos e Bebidas e Beleza e Saúde.
Todos nós estamos sendo obrigados a rever nossa forma de trabalhar, independente de área de atuação e segmento. A tecnologia tem sido grande parceira dos empresários neste momento. Quem já estava dentro do processo sai um passo à frente, sem dúvidas. Mas quem começa essa jornada também não sai perdendo. Toda dificuldade nos gera uma oportunidade. Por isso me atrevo a dizer que neste momento nunca ficou tão claro realizar uma transformação. E no fim desta batalha, tenho certeza que muitas organizações serão verdadeiros cases para todo o mercado.