Está pensando em criar uma loja virtual de roupas fitness? Ou já tem uma loja virtual, mas gostaria de saber como alavancar as vendas? Então, este artigo é para você! Confira dicas de como vender bem, e online, roupas fitness!
Primeiramente, vale saber que, embora muitas lojas tenham fechado suas portas em virtude da pandemia, por outro lado, as marcas que resolveram apostar nas vendas online acabaram tendo um bom resultado. E isso se estende ao mercado fitness.
Pois é, o fato é que as pessoas passaram a priorizar a qualidade de vida, e isso acabou impulsionando os negócios do mundo fitness.
E o crescimento não se restringiu às grandes marcas. Mesmo que não se tenha um levantamento formal, o fato é que a quantidade de empresas produzindo moda fitness e se profissionalizando nesse segmento cresceu, principalmente nas redes sociais, que passaram a mostrar novas marcas a cada dia.
Ou seja, embora o mercado esteja fortalecido, por outro lado, a concorrência é grande, obrigando, portanto, as marcas a apostarem em estratégias de marketing.
A boa notícia é que, apostando em estratégias certas, é possível, SIM, fazer muito sucesso nesse segmento do mercado e conseguir alavancar as vendas.
Por que ter uma loja virtual de roupas fitness
Ainda está na dúvida se aposta, ou não, no mercado fitness? Então, vale saber que ele nunca esteve tão aquecido, com as pessoas querendo entrar em forma e ganhar qualidade de vida.
E a melhor notícia é que a pandemia provou que, caso não tenha dinheiro ou não goste de academias, nem é preciso depender delas para se ter uma rotina mais saudável, já que na rua, ou em casa mesmo, é possível realizar exercícios físicos, seja por meio de vídeos, lives ou personal trainer.
E seja para se exercitar na rua, academia ou em casa, é preciso investir em um look fitness, claro.
Por isso, se ainda não estiver certo do mercado a escolher, o fitness pode ser a melhor opção. E se já estiver dentro, a dica é apostar em estratégias para se destacar.
Nesse sentido, vale apostar não só em roupas e acessórios bonitos, mas em looks que sejam confortáveis e que ajudem no desempenho das atividades.
Acredite, se fizer um bom trabalho de marketing, a chance de sucesso é enorme, pois a demanda é alta, sendo possível trabalhar com fabricação própria ou, até mesmo, comprando diretamente de uma fábrica para revender.
E mais, nem é preciso investir muito, já que pode iniciar suas vendas dentro de suas possibilidades, vendendo apenas pelo Facebook, Instagram ou WhatsApp, sem a necessidade de investir em um e-commerce ou em uma loja física em um primeiro momento.
Mas, com toda a concorrência, como se destacar e conseguir ter bons resultados? Quer saber? Então, continue lendo e confira as dicas para alavancar as vendas de sua loja virtual!
Dicas para alavancar as vendas de roupas fitness
Engana-se quem pensa que no universo fitness não existe tendência. Como qualquer moda, a fitness também acompanha as mudanças de comportamento e, por isso, ela muda muito rápido. Portanto, se pretende trabalhar com esse segmento, ou já trabalha, precisa ficar muito atento às tendências.
E uma forma simples de acompanhar as tendências é ficando de olho nas grandes marcas do segmento fitness, assim como nos influenciadores, que muitas vezes lançam novidades.
Confira abaixo seis dicas para alavancar as vendas de roupas online.
1. Estude seu público-alvo
Com um mercado tão amplo a ser explorado, é preciso, antes mesmo de começar a pensar em nomes para a loja virtual, procurar definir seu público. Pretende diversificar ao máximo ou se especializar em roupas femininas? Em roupas para ciclistas ou roupas masculinas?
Mesmo até que não queira limitar muito seu público, é preciso pensar que, quanto mais diversificar, em mais produtos terá que investir. Por isso, o ideal é definir o público que quer atingir e trabalhar para atender às preferências desse público sem fechar portas para outras possibilidades.
Outra dica é procurar definir seu público-alvo observando a procura por determinados tipos de roupas fitness nas redes sociais, já que existem muitas frentes a serem exploradas.
2. Escolha bons fornecedores
Um fator decisivo para o sucesso de suas vendas, e que deve ser seriamente considerado, é a escolha de bons fornecedores.
Para conseguir revender roupas fitness e captar bons clientes, caso não tenha fabricação própria ou só fabrique alguns itens, é fundamental muita atenção na escolha dos fornecedores.
Para isso, pesquise muito, estude valores e, principalmente, a qualidade dos materiais. Reserve tempo suficiente para fazer muita pesquisa, faça uma detalhada lista de fornecedores de roupas – essa é uma etapa importante e decisiva. Visite o site de cada fornecedor encontrado e liste os nomes e os contatos dos que considerar mais interessantes.
3. Tenha uma boa presença nas redes sociais
Hoje, não existe um bom trabalho de marketing sem que ele passe, preferencialmente, pelas redes sociais, que são as mais poderosas ferramentas de venda.
Por isso, não deixe de criar o perfil de sua marca nas redes sociais, voltadas somente para os seus produtos, destacando as opiniões positivas dos clientes, interagindo com eles e sempre divulgando as suas peças.
Mas não se limite a isso. A dica é aproveitar o espaço para passar dicas sobre saúde e o universo fitness, conquistando mais clientes e ajudando a consolidar sua marca.
E não deixe de promover suas postagens. Por um valor muito pequeno, é possível levar suas promoções e produtos para um número enorme de pessoas. Você ainda pode segmentá-las por faixa etária, localização, gostos… uma infinidade de filtros.
Ter uma página profissional nas redes sociais, pelo menos nas principais, permite não apenas manter a comunicação com seus clientes, mas atraí-los através de conteúdos e promoções. Para isso, aposte em fotos de qualidade para mostrar os looks, vídeos rápidos, muitos stories mostrando novidades e o dia a dia da marca, preparando entrega, enfim… use a criatividade! E isso vale mesmo para quem tem loja física.
Ah… também não deixe de promover sorteios, que além de ajudarem a aumentar o número de seguidores, deixam o seu engajamento lá no alto.
4. Ofereça novidades
Se estamos falando em um mercado competitivo, uma ótima estratégia é procurar sempre oferecer novidades. Não só artigos novos, uma nova coleção, mas também apostar em itens exclusivos. Sem dúvida, isso ajudará não só a manter a saúde do caixa, mas a captar clientes e ainda manter os que já conquistou, já que estará oferecendo algo novo. E vale apostar em produtos relacionados, como suplementos, produtos naturais, artigos de academia/crossfit ou qualquer outro item que se relacione aos interesses dos seus clientes. Aliás, montar kits com esses produtos relacionados pode ser uma ótima estratégia.
5. Invista em parcerias
O universo fitness é bem amplo, ele não se resume a roupas e academias, mas também envolve profissionais de estética, nutricionistas, personal trainers, lojas de produtos naturais, enfim, tudo que for ligado a saúde e bem-estar. Nesse sentido, uma boa estratégia é investir em parcerias, e procurar oferecer cupons de desconto para captar novos clientes. Por exemplo: uma nutricionista oferece para suas pacientes 10% de desconto em sua loja. E isso vale para influenciadores digitais, que ultimamente fazem parte das estratégias ajudando a promover produtos para seus seguidores.
6. Aposte no pós-venda
Infelizmente, uma etapa muito subestimada em toda a jornada de compra do cliente é a pós-venda. O fato é que ela é tão ou mais importante do que as outras etapas, já que ela pode ser decisiva para a fidelização do cliente, determinando se ele vai manter o relacionamento com a empresa ou correr para procurar a concorrência após a experiência com sua venda.
Por isso, trabalhe para oferecer um ótimo atendimento e não descuide do pós-venda, sempre enviando novidades, lembrando do aniversário do cliente, mandando cupons de descontos, brindes, entre outras estratégias.
É preciso ter em mente que fidelizar um cliente é o melhor investimento, por isso é fundamental usar as redes sociais e o WhatsApp para se aproximar do seu cliente e procurar manter o relacionamento cliente/empresa o mais próximo possível.
Leia também: Dez dicas para aumentar as vendas da sua loja de roupas infantis