Comemorado no dia 12 de junho, o Dia dos Namorados aconteceu mais um vez em uma situação incomum este ano. Com o cenário de pandemia que estamos vivendo, as pessoas têm se dedicado mais para satisfazer as suas necessidades emocionais buscando entretenimento, o que estimula a experiência dos indivíduos com o comércio eletrônico.
Muitos brasileiros já possuíam o hábito de realizar compras online, mas no momento atual, esses hábitos estão sendo cada vez mais expandidos. Por outro lado, algumas pessoas que nunca haviam tido essa experiência, hoje estão realizando suas primeiras compras nos e-commerces.
Segundo relatório do Movimento Compre & Confie, as vendas online no Brasil tiveram um faturamento de R$ 9,4 bilhões no mês de abril de 2020, com uma média de crescimento de 81% em relação ao mesmo mês durante o ano de 2019. Isso também influenciou no número de compras online, totalizando 24,5 milhões (o crescimento foi de 98% em relação a esse mesmo período no ano anterior).
A importância das datas sazonais
Sem contar que há crescimento previsto para o mês de junho, onde os consumidores já decidiram que a data comemorativa para os casais não passará em branco. Em uma pesquisa da Social Miner, 57,8% dos brasileiros ouvidos já estão decididos a comemorar, e outros 18,9% ainda estão indecisos. Entre os que vão comemorar, 67,2% pretendem comprar presentes, sendo 31,8% em lojas virtuais.
Sabemos o quão importante são as datas sazonais para o seu negócio, principalmente para o comércio eletrônico. Portanto, aproveite as datas sazonais para dar vazão aos estoques, aumentar o giro de produtos e garantir maior receita para suprir meses com vendas menores.
Reuni algumas dicas a seguir para aumentar o engajamento dos clientes e as vendas na sua loja durante os períodos sazonais:
- Use uma linguagem ideal e que chame a atenção do seu consumidor. Lembre-se de que talvez ele esteja procurando por uma linguagem informal, com informações importantes para finalmente realizar a compra;
- Coloque as datas comemorativas em destaque. Dessa forma aumentará a taxa de clique da sua publicação;
- Utilize uma comunicação emocional, resgatando lembranças de algum momento da vida do comprador e fazendo com que ele adquira seu produto;
- Use emojis nas suas publicações. Acredite: eles tornam a comunicação mais descontraída, causando identificação com o público alvo;
- Incentive seu público com ofertas atrativas. Afinal, todo mundo gosta de sentir que será beneficiado de alguma forma. Reforço que nem sempre isso envolve só o desconto sobre o valor do produto;
- Disponha-se para sanar as dúvidas dos seus clientes em relação ao seu produto;
- Envie promoções especiais para o dia dos namorados. Neste caso, utilizar as mensagens de envio em massa podem fazer a diferença na sua conversão.