Encare o Marketing de Afiliados como uma farmácia de manipulação que irá atender o seu organismo! Spoiler Alert: Existem medicamentos específicos para cada necessidade.
Em outras palavras, diferentes verticais de afiliados (fontes de tráfego e clientes) devem ser utilizadas dependendo do seu objetivo em foco. A dica aqui é mapear seus recursos! Quem são seus afiliados, que ações/tecnologias proporcionam e com que públicos esses afiliados conseguem interagir com maior sucesso. Ainda utilizando a analogia, lembre-se de que cada medicamento deve ser aplicado da forma correta e na dosagem certa! Ou seja, após escolher as verticais, é preciso definir as ações e suas ferramentas tais quais push notifications, overlay de abandono, posts de conteúdo, publicações de ofertas, cupons, cashback, disparos de e-mails para bases etc. e estabelecer a delimitação de operabilidade, que são regras especificando quando (e como) as ações estarão ativas e quais os gatilhos de desativação. Um exemplo clássico de manipulação incorreta ocorre quando um e-commerce decide utilizar retargeting visando ao incremento de tráfego e vendas. E adivinha? Isso não acontece como o esperado! Retargeting é uma ferramenta poderosa dentre os meios de performance, mas em papeis muito específicos: abandono de carrinho, gatilho de decisão etc. Se bem utilizado, aumenta suas vendas trabalhando a parcela de clientes potenciais em vias de “abandono” ou apáticos através de gatilhos de ações. Se mal utilizado, apenas vai canibalizar sua estratégia de tráfego orgânico. E não! Retargeting não gera tráfego! Mas que tipo de ações podem ser vistas em uma estratégia de manipulação de recursos de sucesso? A resposta a essa pergunta demandaria - como já mencionei algumas vezes - análise individual de seu e-commerce/espaço mas poderia conter, por exemplo, algumas destas ações:Marketing de afiliados: fundamentos importantes para seu e-commerce
Dominar a arte da performance no marketing digital de afiliados leva anos, mas os fundamentos compartilhados aqui são a lição mais importante para seu e-commerce.
Do ponto de vista do marketing estratégico de performance, um e-commerce é um ser vivo e sua composição é complexa e precisa estar alinhada e organizada, desde sua base molecular em estratégias claras e interrelacionadas, uma espécie de “DNA estratégico''.
Assim como um organismo, seu e-commerce percebe e reage ao mesmo estímulo externo de forma única. Portanto, as estratégias precisam ser adaptadas no melhor estilo “tailor made”.
A utilização incorreta dos recursos disponíveis pode produzir um efeito negativo em cadeia que vai desde o aumento do preço de compra de suas palavras-chave até o incremento de chamadas para sua equipe de suporte ao cliente.
É sempre bom ressaltar que não existe uma estratégia única holística e milagrosa! O aumento de performance é um objetivo a ser perseguido em conjunto com outras métricas e fatores, como diminuição de bouncing rate, Customer Lifetime Value (CLTV), Customer Acquisition Cost (CAC) e outros mais. Por isso, prepare-se para trabalhar diversas ações simultaneamente. Elas acabam se complementando e trazendo o resultado final almejado.
Dentre os muitos ingredientes a serem incluídos na receita de performance de sucesso, o marketing de afiliados ainda é um componente misterioso para muitos e, por isso, a ideia deste artigo é compartilhar - ainda que brevemente - um pouco do que ponderar na hora de utilizar esse recurso dentro de sua estratégia.
Comentários