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Marketplace de roupas: cinco cuidados que lojistas devem ter

Por: Lucimara Leandro

Jornalista que ama escrever e ouvir histórias. Produtora de conteúdo no Melhor Envio, plataforma responsável por simplificar a cotação de frete e ajudar milhares de lojistas a reduzir os custos com serviços de envio.

Para ter sucesso vendendo em um marketplace de roupas, são necessários alguns cuidados. Por isso, separamos cinco pontos essenciais em que vendedores de moda devem prestar atenção para evitar prejuízos e melhorar as vendas. Confira!

Conheça pontos essenciais em que marketplaces de roupas devem prestar atenção para evitar prejuízos e melhorar as vendas.

Marketplace de roupas: cinco cuidados que você deve ter

Entrega

Quando o marketplace é responsável pelo transporte e pela entrega do produto, não tem muito o que fazer. Porém, alguns players dão a liberdade para o vendedor escolher entre usar os serviços de entrega internos ou soluções externas. Nesse caso, o lojista pode procurar opções de frete mais vantajosas para oferecer aos clientes.

Uma solução é integrar a sua loja com gateways de cotação e geração de etiquetas de envio. O grande diferencial desse tipo de serviço é a diversidade de transportadoras e modalidades de fretes. Assim, você não fica dependente de apenas uma opção de entrega e pode garantir preços mais competitivos para a clientela.

Alguns gateways ainda oferecem serviços extras como rastreio automatizado, unidades de coleta de encomendas e não cobram taxas ou mensalidades.

Descrição e imagem

Descrição e imagem são uma dupla de peso no nicho de moda. Ao contrário das lojas físicas, onde o cliente consegue provar a roupa antes da compra, na internet a pessoa vai se basear nas fotos e na descrição das peças.

Por isso, aposte em textos curtos e escaneáveis, mas que forneçam o máximo de informações sobre o item, como: composição do tecido, tamanhos, instruções de lavagem, secagem etc.

Deixar o que for importante em negrito, usar bullet points e optar pelo alinhamento à esquerda são pequenas mudanças que fazem a diferença.

As fotografias podem influenciar bastante a decisão de compra dos consumidores de moda. Por isso, faça fotos reais e com boa resolução. Vale usar ferramentas de zoom para mostrar detalhes da peça, acabamentos e estampas. Outra dica é não exagerar nas edições e evitar o uso de filtros, pois podem alterar o produto.

Na maioria das vezes, você vai ter poucos segundos para prender a atenção do visitante (que encontrar a sua loja dentro do marketplace) e incentivá-lo a navegar em outras categorias.

Um jeito para tentar contornar isso é destacar as roupas mais vendidas e procuradas em locais de destaque na página inicial. Assim, a pessoa vai ter um contato visual com suas mercadorias logo de cara. Se a sua plataforma de marketplace permitir, insira banners com promoções, lançamentos e botões CTA (chamada para ação) no topo da sua página.

Trocas e devoluções

Trocas e devoluções são desafios constantes, não só nos marketplaces de roupas, mas no setor de moda e vestuário como um todo. Isso acontece por diversos fatores:

  • falta de um padrão na modelagem e na numeração das peças, o que acaba levando o consumidor a comprar uma roupa do tamanho errado.
  • ausência de um guia de medidas ou de provador virtual.
  • fotografia do produto não condiz com a realidade, causando frustração em quem recebe a mercadoria.
  • envio de um produto diferente do que foi comprado e muito mais.

Mas como superar todos esses desafios? Bem, o primeiro passo é ter uma política de trocas, devoluções e reembolso, indicando claramente o que a pessoa precisa fazer para solicitar cada uma.

Alguns marketplaces de roupas possuem suas próprias regras. Portanto, cheque as informações com antecedência e inclua as condições da plataforma na sua política.

Por exemplo, o prazo máximo de troca é sete dias, mas alguns marketplaces oferecem um prazo de até 30 dias para a devolução de artigos de moda. Em casos assim, o vendedor tem a obrigação de informar tais condições para o comprador.

Identificar se existem motivos recorrentes nas devoluções e quais são os produtos com mais pedidos de trocas também são passos fundamentais. Vamos supor que você verificou que o item “calça jeans com lycra” está no topo dos pedidos de troca. Dê uma olhada se a descrição do produto está clara, talvez a composição do tecido não esteja evidente.

Incluir minivídeos mostrando o caimento e a modelagem da roupa na página do produto, ter um guia de medidas e tomar cuidado durante a separação dos pedidos ajudam a diminuir pedidos de trocas ou devoluções.

Descobrir em quais épocas acontecem mais solicitações de troca e devolução é de suma importância para que você consiga se programar para não fechar as finanças no vermelho. Afinal, os custos da devolução costumam ser arcados pelos vendedores, e não pelo marketplace.

Uma dica é recorrer a ferramentas de logística reversa que tenham preços mais competitivos. Algumas, inclusive, podem ser facilmente integradas aos marketplaces. Assim você não fica dependente apenas dos serviços de entrega oferecidos pelas plataformas.

Concorrência e SEO

Outro cuidado que lojistas que vendem em marketplace de roupas precisam ter é com concorrência. Apesar de ser um canal de vendas nichado, os grandes players do mercado costumam atrair milhares de lojistas. Logo, se um comprador entrar em uma dessas plataformas procurando “camiseta azul”, ele vai receber sugestões de diferentes vendedores.

Uma das maneiras de ajudar a sua loja a aparecer no topo dos resultados é aplicar técnicas SEO (otimização para mecanismos de buscas) durante o cadastro e na página do produto, nas imagens, na descrição etc. Dessa forma, você consegue aumentar consideravelmente a visibilidade do seu negócio.

Marketing de conteúdo

Duas características marcantes dos consumidores do segmento de moda e vestuário são: gostar de ficar por dentro de tendências e de consumir conteúdos relacionados ao assunto. Nesse sentido, o marketing de conteúdo é uma ferramenta estratégica para quem quer aumentar a presença digital e vender mais.

Criar um blog para a sua marca, por exemplo, é superválido. Você pode postar conteúdos com dicas de looks ou mostrando como usar uma determinada peça e, ao mesmo tempo, indicar sutilmente produtos da sua loja. Só lembre de manter a otimização SEO.

O blog é inviável? Aposte nas redes sociais para promover seu marketplace de roupas. Em vez de investir apenas em campanhas pagas, faça conteúdos orgânicos, de acordo com os interesses dos seus seguidores.

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