Você já ouviu falar em markup? Como você define o preço de venda dos produtos da sua empresa? A resposta para essas perguntas precisa estar na ponta da língua de qualquer lojista.
Neste artigo, vamos te mostrar o que é markup e como fazer a precificação de produtos para garantir a sustentabilidade financeira do seu empreendimento.
A primeira coisa que você precisa saber é que precificar produtos e serviços se baseando na intuição e nos preços da concorrência está longe de ser uma boa prática. Isso porque uma estratégia de precificação errada pode comprometer o sucesso do negócio!
A precificação de produtos e serviços é um grande desafio por aí também?
Para ter essa resposta, você precisa entender como funciona o markup. Não tem ideia de como fazer isso? Sem problemas!
Vamos te ajudar a resolver esse desafio. Pegue um café e continue a leitura!
O que é precificação de produtos?
A precificação de produtos é uma estratégia essencial para a saúde financeira de qualquer empresa. Ao estabelecer o preço de um produto, a empresa precisa levar vários aspectos em consideração.
Afinal, o dinheiro ganho com as vendas precisa ser suficiente para cobrir todos os gastos operacionais da empresa. Mas não só isso: ele ainda deve gerar lucro para que a organização possa continuar operando de forma saudável.
É por isso que a precificação precisa ser estratégica e não pode ser decidida ao acaso.
Benefícios de adotar estratégias de precificação:
- Visão clara sobre o lucro da empresa
- Compreensão de quais produtos dão lucro e quais dão prejuízo
- Possibilidade de criar ações promocionais sustentáveis
- Tranquilidade para planejar o futuro da empresa
Precificar produtos e serviços não é uma tarefa tão simples.
É aí que entra o markup.
Markup, o que é?
O markup nada mais é do que um índice que ajuda a definir o preço de venda, baseado nas seguintes informações:
- Despesas fixas (DF): custos administrativos necessários para manter a operação da empresa – aluguel, folhas de pagamento, água, luz
- Despesas variáveis (DV): aquelas ligadas à venda, como impostos, frete, despesas com mão de obra
- Custo de produção: custos com fabricação ou aquisição da mercadoria
- Margem de lucro (ML): quantia que se espera ganhar após a venda de um produto ou serviço
O índice de markup é variável, ou seja, depende do nicho de mercado, público-alvo, tipo de produto ou serviço.
É importante lembrar que o cálculo do markup deve ser estratégico, inclusive ao oferecer descontos e promoções.
Para que serve o markup?
Definir os preços de venda que garantam o retorno financeiro é, muitas vezes, um grande desafio para lojistas iniciantes.
Por isso é importante adotar ferramentas e estratégias que permitam formar preços de venda que sejam bons para quem vende e para quem compra.
Mas, sem rodeios, o markup ajuda a garantir lucratividade sobre cada venda, agilidade e poder de decisão para quem vende, sem afetar a rentabilidade da empresa.
Quando usamos o markup na precificação de produtos e serviços, fica mais fácil garantir que o faturamento do negócio possa cobrir todos os gastos e gerar ganhos.
Como calcular o markup e aplicar no seu negócio
O markup funciona assim: você multiplica o preço de custo de determinado produto por um fator multiplicador (o markup).
Mas como encontrar esse fator e fazer o cálculo do markup?
É simples. Dê uma olhada nessa fórmula para encontrar o fator multiplicador de markup:
MARKUP = 100 / 100 – (%CV + %CF + %ML)
Legenda:
CV = percentual dos custos variáveis
CF = percentual dos custos fixos
ML = margem de lucro percentual que você deseja obter
Para entender melhor, que tal um exemplo prático?
Digamos que você queira lucrar R$ 20 a cada camisa personalizada vendida. A soma dos seus custos e despesas variáveis para produzir cada camisa é R$ 20.
Vamos supor que uma loja vende camisetas que custam R$ 15, e para o cálculo do markup temos os seguintes índices:
Com isso, a precificação do produto será:
Markup =100 / [100 – (15 + 20 + 30)]
Markup =100 / [100 – (65)]
Markup = 100 / 35
Markup = 2, 8571
Com o cálculo do markup feito, é hora de calcular o preço de venda do produto, seguindo esta fórmula:
Preço de cenda = custo x markup
Sendo assim, no cenário do nosso exemplo, da empresa que produz camisetas, temos:
Preço de venda = 15 x 2,8571
Preço de venda = 42,86
Ao aplicar a margem de contribuição aos produtos do seu catálogo, você fica sabendo exatamente quantos reais ganha a cada item vendido. Esse tipo de dado permite a projeção de metas consistentes para a sua empresa.
Vantagens de usar o markup na precificação
Se você ainda não usa o markup para definir o seu preço de venda, confira nossas dicas e veja boas razões para começar já e aumentar sua visibilidade na internet!
1. Facilidade na hora de oferecer descontos
Outro ponto altamente positivo para a organização é a segurança na hora de definir seu limite de concessão de descontos na venda dos produtos ou serviços, evitando que a empresa tome medidas equivocadas e sofra prejuízos.
2. Competitividade nos preços
Considerando que o markup tem o objetivo de oferecer auxílio na aplicação do preço de venda, com o cálculo preciso sobre os custos, despesas e a margem de lucro, é correto afirmar que seu conceito ajuda a tornar a estratégia de precificação muito mais competitiva.
Afinal, o preço de venda deve estar diretamente ligado à sobrevivência da empresa, além de ser justo diante do mercado em que o produto está inserido e, é claro, ser atrativo para o consumidor.
3. Aumento de lucro
Quando você leva em consideração o valor de markup, fica muito mais fácil definir preços estratégicos para seus produtos e serviços, podendo gerar mais lucro para o seu negócio.
Como você faz a precificação de seus produtos ou serviços? Já usa o markup na hora do cálculo?
Conseguimos te ajudar com o cálculo de markup?
Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender melhor o que é e como calcular o markup.
Agora que você já sabe como precificar usando o markup, que tal revisar o seu preço e verificar se ele cobre custos, despesas e gera o lucro desejado para sua empresa?
Assim, você consegue definir os preços dos seus produtos e serviços de forma consciente e sem prejuízos.
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