Com as ações para a Black Friday já ocorrendo, veremos em breve os resultados que a data proporcionou e os comparativos com a de 2022, que não teve o crescimento esperado.
Mas, antes de o ano acabar, ainda temos o Natal, que é a época em que o varejo em si tem igualmente uma grande demanda, isso desde o varejo físico até o comércio eletrônico. Contudo, será que essa data tão marcante do ano é realmente vantajosa para os empreendedores de e-commerce quanto a Black Friday?
E até que ponto as promoções do Natal se comparam às da Black Friday? Neste texto, iremos falar sobre esses pontos e debater sobre o quão essa data é relevante para o e-commerce.
Como foi o Natal de 2022 para o e-commerce?
O e-commerce brasileiro faturou R$ 2,8 bilhões no Natal de 2022, representando um aumento de 6,2% em relação ao mesmo período de 2021 – dados da ClearSale.
Já as vendas na semana natalina entre 19 e 25 de dezembro de 2022, considerando tanto o comércio eletrônico quanto o presencial, cresceram 10,5%, com o e-commerce registrando uma alta ainda mais expressiva de 18,4% em relação ao mesmo período de 2021, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado.
A data é caracterizada pelo desejo dos consumidores de presentear entes queridos, realizar viagens de final de ano e artigos para comemorar a data, porém, há também o comportamento do consumidor de antecipar essas compras devido às melhores ofertas na Black Friday, o que pode afetar as vendas no período no e-commerce.
De acordo com pesquisa da Neotrust de 2022, 54% dos entrevistados disseram ter a intenção de antecipar as compras de Natal durante a Black Friday, enquanto que em 2021 o número representava 27% das intenções.
Portanto, para os empreendedores do comércio eletrônico, pode ser vantajoso trazer ofertas mais agressivas na Black Friday, e até mesmo realizar um pós-venda, seja com cupons de descontos e folders, que incentivem a compra no período natalino ou em outros períodos posteriores.
E como foi a Black Friday 2022?
Já a Black Friday 2022 não foi tão bem quanto o esperado, tendo uma queda de 23% em comparação à de 2021, porém, com fatores externos a influenciando diretamente, principalmente a Copa do Mundo. Tanto que esse caimento foi menor – de 1% – caso seja analisado o mês novembro como um todo.
No entanto, se formos analisar o Black November de 2022 em comparação com o mês de outubro de 2022, houve um aumento expressivo de 690% no faturamento, mostrando o quão a data ainda é relevante para quem vende online, já que o aumento da demanda é claro, atingindo o valor de R$ 3,12 bilhões, de acordo com dados da Neotrust.
Natal x Black Friday no e-commerce: complementares um ao outro
O Natal é uma data tradicionalmente marcada pelo comércio físico, mas, como analisado, tem ganhado espaço significativo no e-commerce, que a cada ano vem aumentando sua participação nas vendas online.
Esse fenômeno evidencia a mudança de comportamento do consumidor, que busca conveniência e diversidade nas opções de compra durante a temporada festiva.
Já a Black Friday, apesar da grande importância para aumentar o número de vendas das lojas online, teve uma maior estabilidade em 2022.
Contudo, os empreendedores do comércio eletrônico devem utilizá-las como complemento uma à outra. Afinal, a partir da Black Friday, é possível incentivar a fidelização do cliente ao oferecer descontos para o Natal, por exemplo.
Isso pode ser realizado a partir da análise de dados obtidos na Black Friday e da criação de estratégias para fazer a retenção dos clientes no período natalino.
Como aproveitar a alta demanda da Black Friday para incentivar as compras no Natal?
Aproveitar a alta demanda da Black Friday para impulsionar as vendas de Natal requer uma abordagem estratégica e personalizada. Vamos ver algumas dicas mais avançadas para os empreendedores que desejam participar desse período.
– Segmentação inteligente de clientes: utilize os dados da Black Friday para segmentar clientes com base em preferências de produtos, o que torna possível enviar ofertas personalizadas de Natal, destacando itens relacionados aos produtos adquiridos na Black Friday.
– Programas de fidelidade especiais: crie programas de fidelidade específicos para clientes da Black Friday, oferecendo pontos extras ou descontos exclusivos para incentivar compras contínuas durante o período natalino.
– Kits estratégicos: criar kits exclusivos que combinam produtos populares da Black Friday com itens sazonais de Natal, sendo apresentados com ofertas limitadas, pode auxiliar a loja do empreendedor, a depender de seu segmento.
– Remarketing personalizado: caso o negócio trabalhe com anúncios pagos, pode implementar estratégias de remarketing direcionadas aos visitantes da Black Friday que não concluíram a compra, destacando ofertas que continuarão para o período natalino.
– Experiência pós-compra aprimorada: após a Black Friday, pode ser interessante enviar e-mails de agradecimento personalizados, incluindo cupons de desconto para compras de Natal, sugerindo presentes adicionais com base nos padrões de compra da Black Friday.
– Conteúdo interativo e engajador: já para as redes sociais, é o momento para criar conteúdo envolvente e relevante para a audiência, como vídeos interativos, mostrando ideias de presentes únicos para o Natal, expondo suas ofertas através dos stories, entre outras oportunidades.
Conclusão: afinal, o Natal é relevante para o comércio eletrônico como a Black Friday?
Já adiantando a resposta: sim. A Black Friday tem uma grande importância para o e-commerce e pode servir como um adiantamento de compras para o Natal por parte dos consumidores, mas isso não significa que as compras para o período são afetadas diretamente.
Os empreendedores devem entender que é preciso aproveitar ao máximo as datas sazonais que proporcionam um maior faturamento para seus negócios.
Afinal, o início do ano é um período com menos datas que impulsionam as vendas para o e-commerce. Portanto, investir em estratégias e trazer descontos para esse final de ano são fundamentais para adquirir maior escalabilidade.