default
Publicidade: default

O TikTok Shop vai substituir o e-commerce?

default
Por: Raisa Bresolin

COO e Fundadora da Widde

Especialista em Video Commerce. Raísa Bresolin é COO e Fundadora da Widde, a principal empresa de Video Commerce no Brasil. Atua com soluções digitais desde 2016 e hoje em dia oferece mentorias para grupos de lojistas que buscam melhorar a experiência de compra no ecommerce.

O TikTok Shop deve chegar ao Brasil neste mês de abril, e promete revolucionar a experiência de compra através do social commerce. Neste artigo, você vai entender o que isso muda para a sua marca e como você deve se adaptar.

default
Imagem: Envato.

TikTok Shop: a nova fronteira do social commerce no Brasil

Antes de tudo, vale lembrar que o TikTok não é bem uma rede social. Ele é uma plataforma de entretenimento, na qual o foco principal está nos conteúdos gerados pelos usuários.

O poder da ferramenta é inegável. No Brasil, milhões de pessoas acessam diariamente a plataforma, somando 111 milhões de usuários segundo a CNN. Esses internautas desejam e até mesmo compram produtos que conheceram pelo aplicativo e fazem parte da #TikTok made me buy it, o que demonstra a relevância dos conteúdos produzidos, mesmo por perfis comuns e sem grande volume de seguidores.

Isso não quer dizer que a sua loja online será prejudicada. Na verdade, o que mudou é o comportamento de consumo digital, influenciado diretamente pelo TikTok. Sendo assim, o consumidor atual anseia por conteúdos que transmitam proximidade, identificação e autenticidade. Isso é o que engaja de verdade e você precisa usar ao favor da sua loja!

Além do TikTok Shop, recentemente a Shopee anunciou o lançamento da Shopee Vídeo, uma ferramenta de vídeos curtos dentro do aplicativo. Já o Mercado Livre está apostando na experiência com vídeos no aplicativo desde 2024, que oferece uma experiência de conteúdo semelhante às redes sociais, permitindo aos vendedores mostrar produtos de forma criativa.

Esses são exemplos de uma tendência que busca a adaptação ao modelo de consumo atual, voltando a atenção para a jornada de compra online. A tendência da interação através de vídeos no e-commerce teve início em 2022 no Brasil, e agora vemos um movimento cada vez maior no mercado, além dos marketplaces.

Como preparar sua marca para essa revolução?

Os vídeos curtos e interativos vieram para ficar, e você consegue integrá-los ao seu site através do video commerce para mostrar o diferencial dos seus produtos, encantar e oferecer interatividade. Essa estratégia te ajuda a criar uma conexão humanizada com o consumidor, tirar as objeções e aumentar suas vendas.

Algumas estratégias fundamentais incluem:

1. Criar vídeos autênticos: priorize conteúdos reais, com pessoas utilizando os produtos no dia a dia. Isso gera identificação e confiança.

2. Investir em conteúdos com UGC, influenciadores ou clientes: parcerias com criadores de conteúdo ou até mesmo com os próprios clientes da marca agregam credibilidade ao seu produto

3. Integrar vídeos ao seu site: usar a solução de video commerce permite que você não apenas utilize os conteúdos produzidos diretamente em sua loja online, como também mantanha a experiência envolvente em todos os pontos de contato com o cliente e de uma forma interativa.

Por isso, é extremamente importante sempre manter o canal principal da sua marca, o seu e-commerce, à frente das novidades, adaptado ao comportamento de consumo e às principais tendências. Para conquistar o cliente moderno, foque em proporcionar experiências positivas de compra e conexões mais próximas no meio online.

    Publicidade: default