De acordo com dados da Statista, em 2023, o e-commerce representou mais de 19% das vendas no varejo em todo o mundo. As previsões apontam que, até 2027, o segmento online deve representar cerca de um quarto do total das vendas do varejo no mundo.
E para sobreviver nesse mercado, atrair tráfego orgânico é essencial para a sobrevivência em um mercado extremamente competitivo. A boa notícia é que existem estratégias efetivas para aumentar o tráfego orgânico (não pago) para seu site de e-commerce.
Neste artigo, vamos falar sobre algumas otimizações simples e eficazes baseadas nas práticas recomendadas para melhorar a visibilidade do seu site e, consequentemente, aumentar as vendas.
Otimização para motores de busca (SEO)
O SEO é uma estratégia que melhora a classificação do mecanismo de busca de uma marca e impacta a quantidade e a qualidade do tráfego orgânico nos resultados da pesquisa para o site ou página da web.
Segundo dados da Statcounter, os consumidores buscam produtos e serviços em motores de busca de forma constante, o Google é o líder do mercado e controla quase 92% do mercado de buscas. Diante disso, é fundamental que o site de e-commerce esteja otimizado para alcançar uma classificação mais alta nesses motores, e vamos ver como fazer essas otimizações.
Uso de palavras-chave
A otimização para motores de busca (SEO) melhora o ranking do seu site nos resultados dos buscadores. O uso correto de palavras-chave é fundamental nesse processo. Comece pesquisando as palavras-chave relevantes para o seu nicho usando ferramentas como Google Keyword Planner, Semrush e Ahrefs. Essas palavras-chave devem ser incorporadas nos títulos, descrições meta, cabeçalhos, URLs, textos alternativos de imagens e no corpo do texto das suas páginas.
Construção de credibilidade e autoridade
No mundo moderno do SEO, não basta apenas usar palavras-chave. Seu site precisa ser considerado uma fonte confiável e legítima para os produtos e serviços que você vende. Isso pode ser alcançado construindo a sua reputação através de conteúdo relevante e de qualidade, além da obtenção de backlinks de sites respeitáveis e relacionados ao seu setor.
Link building
Os mecanismos de busca prestam atenção tanto na quantidade quanto na qualidade dos links que apontam para o seu site. Conectar-se com parceiros potenciais, escrever guest posts e criar conteúdo relevante para outros sites linkarem são estratégias eficazes. Os links de alta qualidade e de sites relevantes têm mais valor para os motores de busca, ajudando a melhorar o ranking orgânico do seu site.
Aproveite o poder das redes sociais
De acordo com dados da Statista, mais da metade da população global usa canais de mídia social, o que torna essas redes um meio lucrativo e efetivo para atingir seu público e obter tráfego orgânico para o site de e-commerce.
Engajamento nas redes sociais
Manter uma presença ativa e autêntica nas redes sociais como Instagram e TikTok pode mostrar aos clientes que você é uma empresa real com pessoas reais, não apenas mais uma marca vendendo produtos. Responder a comentários e mensagens, postar conteúdos atualizados sobre seus produtos e serviços, além de conteúdos educativos ou divertidos, ajuda a engajar e atrair seguidores.
Conteúdo gerado pelo usuário (UGC)
O conteúdo gerado pelo usuário é uma ferramenta poderosa para elevar a sua marca, construir credibilidade e impulsionar o tráfego orgânico para o seu e-commerce. Incentive seus clientes a compartilharem fotos e vídeos usando seus produtos, e reposte esse conteúdo em suas redes sociais.
Programas de indicação
Recompensar os clientes por recomendações dos seus produtos e serviços é uma forma que se mostra cada vez mais eficaz de promover a “propaganda boca a boca” e as indicações espontâneas, o que é uma estratégia atemporal e eficaz, de baixo risco e com grande potencial de retorno. Segundo dados da Invesp, leads que chegam através de indicações convertem 30% mais do que leads que chegam através de qualquer outro canal de marketing.
Os programas de indicação incentivam os clientes atuais a recomendarem produtos e serviços para amigos e familiares em troca de recompensas. Existem empresas que oferecem, por exemplo, créditos e recompensas monetárias para clientes que indicam novos usuários que completam certas ações de gamificação. Esses programas têm altas taxas de conversão e podem ser uma excelente maneira de atrair novos clientes.
Melhore a experiência do usuário
Oferecer uma boa experiência do usuário é crucial para converter visitantes em compradores. Certifique-se de que seu site tem uma navegação fácil, está otimizado para dispositivos móveis e oferece conteúdo de qualidade, incluindo vídeos, gráficos e infográficos. A velocidade de carregamento das páginas também é um fator importante para manter os visitantes no seu site.
Após atrair visitantes para sua loja online, é essencial convertê-los em compradores. Utilize o e-mail marketing para reengajar aqueles que visitaram seu site, mas não realizaram uma compra. Ofereça descontos e recomendações personalizadas para incentivá-los a voltar. De acordo com dados da Moosend, 21% de todos os e-mails de carrinho abandonado são clicados, e 50% dessas interações resultam em uma compra.
Além disso, segundo informações da BIA Advisory, clientes recorrentes, isto é, que visitam seu e-commerce com frequência, gastam 67% mais do que novos clientes, ou seja, aqueles que visitam o site pela primeira vez. E uma das maneiras mais efetivas de atrair esses clientes de volta ao site é adicioná-los a uma lista de e-mail.
Implementar essas ações simples pode fazer uma grande diferença no desempenho do seu e-commerce, aumentando o tráfego orgânico e, consequentemente, as vendas. Lembre-se de que a chave para o sucesso são a consistência e a adaptação constante às mudanças do mercado e às novas tendências digitais.