Quem possui uma loja virtual já conhece o problema: o cliente coloca os itens no carrinho e, na hora da finalização da compra, abandona o processo. De acordo com uma pesquisa do Opinion Box, realizada com mais de dois mil internautas, 78% dos entrevistados têm o hábito de desistir da compra na reta final. Por esse motivo, a questão está sempre em pauta entre os varejistas de e-commerces. Afinal, quanto maior o abandono de carrinho, menor a taxa de conversão, o que significa menos vendas para a empresa.
Porém, o que caracteriza um grande problema pode se transformar em uma excelente oportunidade. Para isso, os lojistas precisam descobrir quais são os gargalos dentro da jornada e, dessa forma, traçar estratégias para mitigar ao máximo a taxa de compras não finalizadas.
Crediário digital para diminuir o abandono de carrinho
Um dado de uma pesquisa realizada pela CNDL em 2021 indica que 29% dos consumidores já desistiram de uma compra por não encontrar as opções de pagamento que desejavam. Tendo em vista que 34 milhões de brasileiros sequer têm conta em banco e que cerca de ⅓ da população não tem cartão ou limite de crédito, é preciso pensar em alternativas que atendam às necessidades desse grande público e reduzam o abandono da compra.
O crediário digital, um meio de pagamento que permite o parcelamento sem cartão de crédito, entra justamente nesse ponto. Segundo um levantamento da Provu, empresa pioneira nessa forma de pagamento no Brasil, ao menos 60% dos consumidores escolheram o meio de pagamento porque não possuem cartão ou limite para grandes compras.
Nesse sentido, o crediário digital oferece uma ótima oportunidade a lojistas e clientes, pois o acesso ao crédito é facilitado, não é necessário conta em banco, e o parcelamento pode chegar em até 24 vezes. No país, o crediário é um velho conhecido de muita gente, mas o destaque agora, com sua versão digital, é a garantia que o lojista tem de que irá receber o dinheiro da venda à vista em pouco tempo, independentemente da quantidade de parcelas escolhida pelo comprador.
Dessa maneira, aumentam-se as possibilidades dentro do checkout da loja online, cujas opções anteriores ficavam limitadas a cartões de crédito e débito, boleto bancário à vista ou transferência bancária, também à vista.
Experiência de excelência no crediário digital
Mas não basta apenas oferecer o crediário para o consumidor e este ser difícil de usar, acrescentar muitas etapas dentro da jornada ou não disponibilizar a segurança necessária. Aqui, vale frisar que esse meio de pagamento precisa manter uma experiência de excelência, ser intuitivo para o usuário, ou o lojista irá correr o risco de ver o abandono de carrinho aumentar, ao invés de reduzir.
Investir em diversificação com novos meios de pagamento, como o crediário digital, facilita o acesso ao crédito, empodera o consumidor, reduz o abandono da compra e, com uma experiência incrível, ainda pode gerar inúmeros fãs para sua marca. Atentar-se a essas tendências é projetar um bom futuro para sua empresa, que ganha em competitividade e mantém uma cultura de inovação.
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