
Fechar parcerias no Instagram tornou-se uma estratégia digital indispensável na divulgação do e-commerce.
Nesse sentido, várias marcas passaram a apostar na relevância dessas personalidades para realizar campanhas de marketing que sejam benéficas para os resultados do negócio. Por causa do volume de seguidores engajados e fiéis desses profissionais da Internet, os e-commerces podem aproveitá-los como emissores de tráfego para ampliar sua capacidade de alcance e potencializar outras estratégias igualmente importantes. No mercado digital, isso é conhecido como marketing de influência.O que é marketing de influência?
Em linhas gerais, marketing de influência é uma estratégia que permite a realização de parcerias entre negócios e produtores de conteúdo relevantes da Internet, isto é, os digitais influencers. Trata-se de uma sofisticação do famigerado marketing boca a boca. De acordo com um estudo da Spark em conjunto com o instituto Qualibest, publicado pelo UOL, aproximadamente 76% dos consumidores adquiriram um produto ou serviço por indicação de influenciadores. Dentre os itens com maior número de compras estão:- produtos de beleza;
- livros;
- acessórios de moda;
- comidas e bebidas;
- smartphones.
Vantagens das parcerias no Instagram para potencializar o e-commerce
Para o e-commerce, existem diversas vantagens de realizar parcerias no Instagram com digitais influencers. Elas trazem mais autoridade para a marca, de modo que as pessoas confiem mais na proposta do negócio, comprem produtos ou serviços e sintam-se satisfeitas.Influenciadores à disposição
Nas redes sociais, existe uma grande facilidade para conectar-se com pessoas relevantes. Inclusive, até mesmo pessoas comuns podem fazê-lo ou serem percebidas por grandes figuras públicas, ainda mais quando se trata de influenciadores. Nesse sentido, encontrar digital influencers que se interessem em fechar parcerias no Instagram não é uma tarefa tão difícil para os e-commerces quanto parece. Na verdade, o marketing de influência também é benéfico para essas personalidades, porque as mantêm em crescimento. Em função disso, não é preciso contar com um grande orçamento ou uma agência de publicidade para desenvolver o marketing de influência. Basta contatar diretamente os influenciadores para iniciar as conversas. Existem influenciadores disponíveis nas mais variadas áreas de atuação, com quantias de seguidores e maneiras de negociar igualmente distintas. Assim, o desafio é encontrar aqueles que mais se adequam ao negócio - em termos de público e orçamento - para fechar ótimas parcerias no Instagram.Emissores de tráfego qualificado
À medida que lojas virtuais fecham parcerias no Instagram, o alcance do negócio online multiplica-se. Afinal, os seguidores dos digitais influencers contratados vão passar a acompanhar mais de perto a marca anunciada, pois a imagem de ambos foi vinculada. Por exemplo, eles podem seguir o perfil do e-commerce na própria rede social ou visitar o site para entender com mais detalhes do que se trata. Assim, estarão entrando no funil de vendas da marca. Pode-se afirmar que as parcerias no Instagram emitem tráfego qualificado para o e-commerce. Isso porque o topo do funil de vendas é preenchido com pessoas propensas a confiar na marca. Ou seja, preparadas para compra, ainda que estejam apenas no começo da jornada.Melhor segmentação
Além de atrair pessoas qualificadas, as parcerias no Instagram permitem que as lojas virtuais se comuniquem com o público certo, isto é, aqueles que já possuem algum nível de interesse no segmento do negócio. É possível engajar esses potenciais clientes à proposta do e-commerce com mais facilidade, desde que a audiência dos influenciadores seja parecida com o público-alvo do empreendimento. Desse modo, não há necessidade de mapear quem tem chances de comprar ou não do e-commerce, pois normalmente a audiência de digitais influencers já está pronta, por exemplo. Assim, a voz das personalidades que são reconhecidas e admiradas pelo público levam os prospects a avançarem na jornada de compra de forma mais rápida. Ou seja, nas parcerias no Instagram, o ciclo de vendas fica mais curto do que em outras estratégias de marketing digital.Supera a busca orgânica na aquisição de clientes
Quem utiliza o marketing de influência na sua estratégia observa que realizar parcerias no Instagram pode ser mais rentável e efetivo do que outros métodos já consolidados no mercado. Em uma pesquisa realizada pela Tomoson, um marketplace de influencers, 22% dos participantes relataram que o marketing de influência é a forma mais rápida de aumentar a aquisição de clientes, superando os 17% que defendem a busca orgânica como tal.Fortalece o posicionamento da marca
Os benefícios das parcerias no Instagram vão para além da compra em si, pois também potencializam o branding do e-commerce. Elas fortalecem a imagem, princípios e valores do empreendimento, assim como o torna reconhecido no mercado, colocando-o próximo de iniciativas relevantes. Outras vantagens são:- maior retenção de clientes;
- geração de valor;
- mais impacto nas campanhas de marketing;
- destacar-se em relação à concorrência.
O caminho para fechar ótimas parcerias com digitais influencers
Dito isso, como fazer parcerias no Instagram? Qual é o caminho a ser trilhado para fechar ótimos contratos com digitais influencers e potencializar os resultados das lojas virtuais? Destacam-se as seguintes dicas para fazê-lo:Motivos da parceria
A princípio, deve-se ter clareza sobre os motivos de realizar parcerias no Instagram. Na visão da equipe de marketing e vendas do e-commerce, o que se pretende ao contratar influenciadores digitais tem que estar bem definido. Aqui estão alguns dos principais porquês da adoção da estratégia:- lançar um novo produto;
- capturar mais leads;
- fortalecer o branding;
- aproveitar as sazonalidades.
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