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Por que o engajamento é tão importante?

Hoje, sabemos que o e-mail marketing é a melhor ferramenta para relacionamento entre marcas e clientes. É o canal que oferece o maior número de possibilidades de segmentação baseada nos níveis de engajamento. Mas até chegarmos a essa conclusão, muitas foram as etapas de evolução do e-mail marketing no mercado.

No início, as empresas acreditavam no e-mail como meio de prospecção generalizada, foi a era de “ouro” do Spam. Aos poucos, foram percebendo que a massificação era um equívoco e que o caráter pessoal e seu o potencial inigualável para a criação e manutenção de relacionamentos era o futuro do e-mail marketing. Naquele momento, iniciou-se um processo de aprimoramento deste conceito, foi o boom da clusterização. 

Hoje, esse tipo de segmentação, baseada apenas em características macro, já não vem se mostrando tão eficiente. Chegamos então a era do engajamento!

Mas, afinal, o que é engajamento? Engajamento em e-mail marketing significa resposta e respeita aquela máxima de que o cliente tem sempre a razão. Para isso é preciso que as marcas fiquem atentas ao comportamento dos usuários de internet e aproveitem essa experiência para oferecer exatamente o que eles procuram.

Com segmentações mais assertivas, baseadas em comportamentos reais, as pessoas criam relacionamentos e sabem o que esperar de suas marcas preferidas. Uma saudável “ansiedade” por receber os conteúdos mostra que a estratégia de envio de e-mails está correta.

No entanto, além de aprimorar o relacionamento, que outras vantagens esse conceito pode trazer?

No aspecto técnico, quanto mais engajamento melhor a entregabilidade das campanhas, ou seja, quanto mais os usuários interagem com as mensagens, melhor fica a sua reputação do remetente perante os provedores de e-mail que monitoram esses comportamentos e legitimam a entrega na caixa de entrada.

Pensando no lado estratégico, o ser humano gosta de se sentir único e valorizado, É aí que está todo o desafio de boa parte, não só do mercado de e-mail marketing, como também das empresas em geral, ou seja, como mexer com a emoção do cliente? Normalmente isso acontece com a valorização de suas experiências

Para que o e-mail marketing atinja esse público, cada vez mais crítico, é preciso despertar o desejo de interação, e isso você só consegue oferecendo conteúdos relevante. Para isso, você precisa conhecer detalhes do perfil do seu usuário. Identificando seus hábitos de consumo você pode aumentar a identificação e consequentemente o engajamento.