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Por que o fluxo de caixa é importante para o e-commerce?

Por: Josele Delazeri de Oliveira

Head de Canais e Parceiros da Get Commerce. Coordenadora do projeto de Empoderamento feminino da Get Commerce. Mais de dez anos de experiência na área de empreendedorismo digital. Líder da Embaixada Geração de Valor. Líder do Grupo Mulheres do Brasil, Núcleo Santa Maria. Mestre em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Administração (2003) e em Sistemas de Informação(1999). Pós-graduada em Psicopedagogia, Gestão Empreendedora de Negócios e Gestão de Negócios e Intuição ( com módulo realizado na Itália). Pós graduanda em Psicologia Positiva pela PUC RS. Atuou por mais de 15 anos como docente no ensino superior, com ênfase na área de Empreendedorismo Digital. Docente de Pós graduação na área de empreendedorismo.

A demonstração do fluxo de caixa costuma ser vista como a demonstração financeira menos direta para empresas de e-commerce, especialmente quando comparada ao balanço patrimonial e à demonstração de resultados.

No entanto, assim como suas contrapartes, entender a demonstração do fluxo de caixa é absolutamente essencial para manter seu negócio funcionando.

O fluxo de caixa define as entradas e as saídas de dinheiro ou o que está sendo transferido para dentro e para fora de um negócio. Uma demonstração de fluxo de caixa resume esses fluxos por um determinado período de tempo, fornecendo um instantâneo de como sua empresa está gerenciando sua posição de caixa.

Ao iniciar um e-commerce, é fácil pensar apenas em fazer vendas e se as pessoas comprarão de você. Mas se você não sabe para onde está indo o dinheiro, provavelmente está perdendo mais do que pensa.

Pense no fluxo de caixa como a força vital que alimenta o coração de um negócio. Como um coração humano, ele flui para dentro e para fora, dando ao corpo vitalidade e energia para realizar suas atividades diárias. A principal diferença é que as entradas e as saídas de caixa dos negócios de comércio eletrônico não são iguais. Para ter sucesso, deve haver mais dinheiro entrando do que saindo.

Se há uma lição que as autópsias de empresas de e-commerce falidas ensinam é começar a prestar atenção ao fluxo de caixa. Essa é realmente uma das métricas do setor que poderá quebrar sua empresa.

O comércio eletrônico é uma indústria dinâmica com fluxos de dinheiro em movimento rápido e métricas em constante mudança. Devido à sua imprevisibilidade, a saúde financeira do seu negócio online costuma flutuar. É por isso que o gerenciamento eficaz do fluxo de caixa é fundamental para o seu sucesso online.

Ao iniciar uma loja de comércio eletrônico, é fácil pensar apenas em fazer vendas e se as pessoas comprarão de você. Mas se você não sabe para onde está indo o dinheiro, provavelmente está perdendo mais do que pensa (e perdendo um tempo precioso tentando descobrir tudo).

Como gerir o fluxo de caixa de um e-commerce

1. Escolha o período de tempo para a previsão

Para fins internos, uma previsão de fluxo de caixa para um período de tempo menor é mais eficiente. Observar os fluxos de caixa mensais ou trimestrais fornece aos negócios dados oportunos que podem ser usados para fazer ajustes rápidos. Um software de gerenciamento de despesas em tempo real pode tornar isso ainda mais simples. Projeções mais longas de um, três ou cinco anos são para investidores ou instituições de crédito.

2. Condições de pagamento com fornecedores

Você também pode combinar as condições de pagamento com os fornecedores para pagar mais tarde, mesmo que isso signifique pagar um pouco mais. Essa abordagem funciona bem com produtos de margem mais alta, em que o preço pode ser mais alto. Ainda outra abordagem é reduzir o tamanho do pedido ao fazer o pedido de seus fornecedores, distribuindo assim seus pagamentos ao longo do tempo. Isso pode funcionar se os custos de envio forem baixos e o preço for insensível à escala de compras.

3. Encontre seu demonstrativo de fluxo de caixa

Se você é uma pequena empresa, há uma boa chance de não ser obrigado a cumprir todos os requisitos de divulgação, o que significa que não é obrigatório arquivar sua demonstração de fluxo de caixa. Nesses casos, você deve falar com o seu contador e solicitar uma demonstração do fluxo de caixa.

4. Método de fluxo de caixa direto

Nesse método, você soma todos os diferentes pagamentos e recebimentos em dinheiro, incluindo dinheiro recebido de clientes, dinheiro pago a fornecedores e salários.

Suponha que sua empresa use o método contábil de caixa (receitas e despesas são reconhecidas apenas quando o dinheiro é recebido ou pago). Nesse caso, você pode calcular facilmente esses números usando os saldos inicial e final de diferentes contas de ativos e passivos, e examinando a diminuição ou o aumento líquido.