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Principais dificuldades do comprador online e como resolvê-las com pop-ups

Por: Elvis Gomes

E-commerce na Escola Casa e Educação Especialista em E-commerce com mais de 20 anos de experiência no mercado digital atuando com consultoria, SEO e SEM, Usabilidade, Estratégia em Marketing para grandes empresas. Head of Business Live eCommerce Consultor E-commerce e CEO da Painel10 Consultoria E-commerce. Vencedor do Prêmio e-Awards Braspag 2014 e 2015 – Melhor Geração de Conteúdo -Projeto Hangout E-commerce. Indicado como melhor Profissional E-commerce 2015 – Afiliados Brasil. Selecionado entre os melhores profissionais de Marketing pela ABCOMM 2015. Professor de E-commerce na Escola Casa e Educação e ILADEC – Instituto Latino Americano. Atualmente é Head of Business da plataforma Live eCommerce.

Um levantamento do NZN Intelligence mostrou que 74% das pessoas preferem fazer compras pela internet do que em lojas físicas. Ao aplicar essa porcentagem sobre a população do Brasil, estimada em torno de 210 milhões, 155,4 milhões preferem comprar online do que offline.

Essa grande fatia da população não para de crescer, e os lojistas enfrentam o desafio de acompanhar o desejo dos seus clientes.

O comportamento do cliente muda continuamente, a competição se torna mais forte e a tecnologia tem uma maneira de nos obrigar a inovar o tempo todo.

Mas, não importa como será o comércio eletrônico no futuro, você tem o poder de criar uma ótima experiência de compra para seus clientes.

Vamos analisar alguns dos erros comumente encontrados e mostrar como você pode corrigi-los, usando táticas eficazes e ferramentas fáceis de implementar, como pop-ups:

O que são pop-ups?

Pop-ups são janelas gráficas que aparecem repentinamente na tela de um site. Geralmente, são utilizados ​​para converter visitantes leads qualificados. Eles podem iniciar o engajamento, resgatar carrinhos abandonados e até mesmo oferecer descontos exclusivos, tudo para que seu cliente tenha uma jornada de compras perfeita.

Um meta-estudo realizado pela Barrilliance com centenas de pesquisas desde 2006, atualizado em fevereiro de 2020, mostra que a taxa média global de abandono de carrinho nas lojas virtuais seja da ordem de 77,73%, mas os pop-ups ajudam a reduzi-la em 20%, o que é um grande custo recuperável para varejistas online.

Além disso, você pode melhorar a taxa de churn de sua loja (índice de cancelamento de pedidos em seu site), se souber quais pontos de contato online e dilemas mais comuns devem ser resolvidos imediatamente.

Agora, vamos mergulhar nas dificuldades mais importantes dos compradores online e aprender como resolvê-las!

Respondendo às dificuldades do comprador:

Dificuldade 1: falta de assistência para compras

Ao contrário de uma loja física, fazer compras online não dá aos consumidores o privilégio de ter o item em mãos. Por isso, os clientes sempre optam por quem oferece um serviço de atendimento ao cliente confiável para solucionar seus problemas.

A falta de um canal de comunicação eficaz, pode atrasar a conversão e prejudicar a imagem da sua marca. Você não quer isso, certo?!

Solução

Isso é muito fácil! Basta criar um pop-up flutuante que redirecione para a página de contato interna da sua loja ou integração de chat. Isso ajudará seus clientes a saberem que sua loja está preparada para atendê-los sempre que necessário.

Você também pode considerar a exibição de um pop-up deslizante equipado com o acionador de contagem de cliques. Desse modo, sempre que um cliente executa um determinado número de cliques na tela, isso provavelmente significa que ele está tendo problemas na navegação, e um pop-up seria o ideal para orientá-lo.

Implementar um plug-in de suporte de chat ou chatbots, também é outra maneira eficaz de melhorar o atendimento ao cliente. Assim, com apenas um clique, os visitantes podem entrar em contato com sua loja, sempre que necessitarem de ajuda.

Lembre-se de que adicionar um bate-papo à sua loja virtual, provavelmente terá um custo adicional, dependendo da não só da solução integrada, como também quanto ao tempo que você reservará para ficar online e disponível para responder os seus clientes .

Para o lojista de pequeno porte que cuida de todas as atividades de sua loja virtual, encontrar essa disponibilidade pode ser um problema, entretanto, não há problema em decidir manter o e-mail disponibilizado por sua página de contato desde o início.

Dificuldade 2: códigos de desconto inexistentes

Com certeza, muitos de nós já interrompemos nossas compras online em busca de uma combinação mágica de letras e números para colocar na caixa de “código de desconto” presente no momento da finalização da compra. Na melhor das hipóteses, isso pode ser uma distração, ou um desvio total para evitar a conclusão de uma compra.

Se verificarmos no Google, algumas pesquisas populares são sobre códigos de desconto. Isso significa que seus clientes podem sair da página de checkout, para procurar um código e, potencialmente, atrapalhar todo o funil de vendas.

Solução

Quando seu potencial cliente estiver procurando descontos, aproveite esse cenário e surpreenda-os com uma caixa de pop-up na tela, oferecendo um código de desconto ou um produto recomendado pela metade do preço. Além de surpreender o usuário, você converterá leads, impulsiona suas vendas e aumenta o reconhecimento da sua marca junto ao público.

Caso não haja nenhum desconto ativo ou campanha de vendas, é importante manter uma mensagem informativa (algo como “não foi possível encontrar nenhum código de desconto ativo”), permitindo que os compradores saibam que eles não estão perdendo.

Use regras direcionadas para seus pop-ups, para mostrar códigos específicos quando os compradores chegam de um determinado link de afiliado, um anúncio promocional ou uma campanha de marketing por e-mail. Desse modo, um código relevante pode ser apresentado via pop-up para um segmento específico do tráfego do seu site, por exemplo.

Dificuldade 3: legitimidade do produto

Existem produtos que são facilmente falsificados, por essa razão, caso você seja um novo revendedor autorizado de uma linha de produtos já existente, estabeleça a autenticidade de seus produtos imediatamente, afinal, a manter a incerteza da qualidade do produto, pode induzir os visitantes a deixarem sua loja virtual.

Com a enorme variedade de lojas virtuais oferecendo os mesmo produtos, é muito difícil identificar quais são realmente legítimos. Os consumidores prezam pela garantia de que seu dinheiro está sendo bem investido, por isso é importante ganhar a sua confiança.

Solução

Mostra uma janela pop-up destacando o depoimento de um cliente anterior ou exiba um logotipo da marca, certificando que você é uma loja credenciada. Além de pop-ups, considere também utilizar reviews de depoimento.

Ao estabelecer a legitimidade como marca, você converterá visitantes em clientes, de maneira mais rápida e fácil.

Dificuldade 4: processo de checkout pouco claro

Atrair visitantes para comprar seu produto é uma tarefa desafiadora. Mais do que isso, mantê-los interessados ​​enquanto você os conduz à página de checkout, é ainda mais difícil.

Uma navegação complexa, com a necessidade de muitos passos para executar uma ação em sua página, pode atrapalhar os clientes em potencial.

É importante verificar por si mesmo, se a usabilidade da sua plataforma de e-commerce torna o processo de encontrar seu carrinho e finalizar a compra de maneira fácil e fluída. Lembre-se que além de estar navegando em sua loja, o usuário possui outras dez abas de concorrentes abertas em seu navegador, por exemplo.

Solução

Uma das maneiras mais eficazes de diminuir a taxa de abandono do carrinho na página de checkout, é usar ferramentas de mapa de calor. Esses recursos, nada mais são do que instrumentos de análise, que podem mostrar em quais páginas ou que ações os usuários estão executando em seu site.

Dificuldade 5: encontrar itens à venda

Você promove sua campanha de vendas no Facebook. Os clientes em potencial clicam no link. Em seguida, eles são direcionados ao seu site.

Os itens que estão à venda não foram encontrados em lugar nenhum. Isso é muito confuso para o consumidor!

Acredite, isso acontece com frequência e na maioria das vezes, o cliente abandona sua página imediatamente.

É compreensível que os sites desejem uma alta taxa de cliques ou visitas à página. No entanto, toda loja de comércio eletrônico necessita de uma baixa taxa de rejeição, e há uma solução para você que deseja alcançar os dois.

Solução

Como proprietário de uma loja virtual, recepcione seus visitantes com um pop-up de boas-vindas, exibindo um botão que os levará a uma página promocional ou categoria de venda. Uma alternativa comum, mas altamente eficaz.

Para uma tática ainda mais efetiva, crie um design de destaque e personalize suas regras de segmentação. Assim, sempre que os visitantes clicarem no seu link do Facebook (ou de qualquer outra plataforma), esse pop-up aparecerá para eles. Dessa forma, você garante uma experiência de compra perfeita para o cliente, além de baixas taxas de rejeição.

O crescimento do comércio eletrônico é incansável, afinal, vivemos em um mundo onde podemos simplesmente realizar compras, entrar e sair de uma loja para outra, do conforto do nosso lar. Como proprietário de uma loja virtual, sua prioridade é sempre garantir a melhor experiência de compra possível para seu cliente.

Portanto, os dilemas do comprador online devem ser resolvidos imediatamente, antes que você perca clientes. Graças aos pop-ups da loja virtual, você tem uma maneira fácil e eficaz de corrigir esses obstáculos e impulsionar o seu negócio.