O TikTok virou mania – não só para entretenimento, mas também para compras. Nele, produtos virais vêm à tona a todo momento, impulsionados pela criatividade dos usuários e pelo potencial da plataforma de criar tendências instantâneas.
E justamente daí surge uma oportunidade para empreendedores: identificar e integrar novos produtos ao catálogo para aumentar as vendas e a receita.
Com mais de um bilhão de usuários ativos por mês em todo o mundo e 74,1 milhões no Brasil, dizer que o TikTok é importante para marcas de qualquer porte é quase um eufemismo. Mas essa importância vai muito além de aumentar alcance de marca e reconhecimento…
Três motivos que fazem do TikTok um termômetro de tendências
Os conteúdos publicados no Tiktok influenciam diretamente comportamentos de consumo nos mais variados nichos de mercado, sendo um termômetro de tendências de mercado para empresas acompanharem.
Alguns fatos importantes que podem explicar o papel do TikTok na identificação de tendências de mercado são:
1. É visto como um meio de informação
Nos Estados Unidos, 1/3 dos usuários adultos utilizam o TikTok para receber notícias e informações segundo o Pew Research Center. Assim, a plataforma se tornou uma importante fonte de conteúdo atualizado.
O Tiktok é capaz de moldar percepções e opiniões nos mais variados temas, indo desde eventos globais até que tipo de empresa apoiar ou que produto comprar.
Para quem vende na internet, entender essa dinâmica é valioso. As tendências se formam e se espalham rapidamente, dando aos varejistas a oportunidade de acompanhar mudanças no comportamento do consumidor em tempo real.
2. Perfis comerciais performam bem
Com o Brasil sendo o país que mais utiliza a rede, de acordo com a Statista, o TikTok oferece um acesso valioso ao que o consumidor nacional pensa e consome na rede social.
E os usuários da plataforma não estão apenas interessados em ver vídeos engraçados ou manter contato com amigos. A pesquisa TikTok no Brasil, da Opinion Box, mostra que 48% seguem alguma marca e 76% acham que marcas devem interagir nas redes sociais.
Além disso, 65% dos entrevistados veem o TikTok como ideal para aproximar consumidores e marcas. Por tudo isso, podemos dizer que a plataforma tem uma capacidade única de criar conexões autênticas entre uma empresa e seu público.
Esse dado é um indício claro de que as pessoas não estão ali só por diversão. Elas também estão abertas a descobrir produtos e novidades apresentadas pelos criadores.
3. Influência na decisão de compra
A influência do TikTok na decisão de compra é significativa, com 35% dos usuários sendo convencidos a comprar um produto ou serviço através da plataforma.
Nos últimos anos, diversos produtos experimentaram um crescimento acelerado nas vendas, meramente porque se tornaram objetos de desejo no TikTok.
Ter acesso a informações como essas, em tempo real – sem precisar investir um centavo sequer – é como um superpoder.
Então, vamos entender como encontrar esses produtos virais e como usá-los em sua loja?
Como encontrar produtos virais com o TikTok?
Agora que já te mostrei o impacto que o TikTok tem nos padrões de consumo, é hora de entender como encontrar os produtos virais lá dentro, identificando os padrões e usando-os a favor da sua loja virtual.
Destaco que o nosso objetivo aqui não é encontrar produtos virais por mera curiosidade, e sim entender o que eles dizem sobre as necessidades do seu público-alvo – e, ainda mais importante: como sua empresa pode responder a essas necessidades?
Abaixo, vou te explicar as quatro principais maneiras de identificar tendências e produtos virais no TikTok.
Esses são processos simples, mas que talvez você nunca tenha colocado em prática.
1. Termos de mercado
Se você já tem alguma experiência no seu segmento, provavelmente já conhece os termos usados para encontrar conteúdos nas redes sociais e outros canais. Você pode usar esses mesmos termos no TikTok!
Use a aba de pesquisa da plataforma para buscar palavras-chave relevantes para o seu negócio. Você pode começar simplesmente indicando o seu segmento de atuação, como “Casa e decoração”, “Moda sustentável” ou “Alimentação saudável”, e depois explorar os demais termos que vão aparecer como indicados para você.
A partir daí, você pode explorar postagens populares, acompanhar os comentários nesses conteúdos e ter uma boa ideia do que as pessoas estão falando sobre determinados produtos.
2. Hashtags no TikTok
No TikTok, as hashtags não são apenas elementos de organização; elas são verdadeiras bússolas que te ajudam a encontrar insights e tendências sobre seu mercado.
O primeiro passo nesse processo é encontrar hashtags relevantes para o seu negócio. Elas podem ser específicas ou generalistas, tudo vai depender do que você está procurando. Vou te dar alguns exemplos…
A principal hashtag para quem busca tendências de produtos no TikTok é a “#TikTokMadeMeBuyIt” – ou “TikTokMeFezComprar”, em português. Ela é usada pelos TikTokers para compartilhar produtos ou serviços que eles compraram com base em conteúdos que viram na plataforma.
Na versão em inglês, a tag tem 6,7 milhões de conteúdos postados, que já acumularam 620 milhões de visualizações. Um belo exemplo de como as tendências de consumo se organizam dentro da plataforma, não concorda?
Mas, é claro, essa é apenas a ponta do iceberg…
Hashtags como #AmazonFinds, #AliexpressFinds, #AchadinhosShopee têm, cada uma, centenas de milhares de conteúdos postados e milhões de visualizações. E você pode ser ainda mais específico, procurando por tags de nicho, como:
Colírio Cinerária Maritima Provets Homeopático
#Techtok;
#Achadosamazon;
#Achadinhosamazon;
#Acheinaamazon;
#Produtodashopee;
#Achadosparacasa;
#Shopeecompras;
#Comprasaliexpress;
#Dicasaliexpress;
#E mais.
Essas tags servem de ponto de partida para sua pesquisa, sobretudo se você busca variar o seu mix de produtos, mas ainda não sabe em que variedades investir. A chave para utilizar hashtags para encontrar produtos virais no TikTok é manter a curiosidade e estar aberto a explorar.
Fique de olho nos comentários dessas publicações, já que eles oferecem uma janela direta para as impressões, experiências e ressalvas dos consumidores em relação aos itens divulgados.
3. Biblioteca de anúncios
A biblioteca de conteúdo comercial no TikTok (CCL) é um recurso poderoso, mas muitas vezes mal utilizado pelas empresas. Mesmo que você não anuncie na plataforma, pode usar a ferramenta para entender o que outras empresas estão fazendo, e como o público responde.
O passo a passo para usar a biblioteca de anúncios para identificar tendências e produtos virais no TikTok é o seguinte:
– Visite a página da CCL;
– Clique em ‘Biblioteca de anúncios’ na parte superior da página;
– Selecione o país-alvo do anúncio, o tipo de anúncio e a data de publicação do anúncio;
– Para encontrar anúncios publicados por um anunciante específico ou usando uma determinada palavra-chave, digite um nome de anunciante ou palavra-chave no menu suspenso;
– Clique em ‘Pesquisar’.
Vale lembrar que você pode classificar os resultados pelo tamanho do público, data da última exibição e data de publicação. Mas quais informações você pode retirar dessa pesquisa? Aqui está uma lista das mais relevantes:
– O nome do anunciante, bem como a pessoa ou entidade que pagou pelo anúncio;
– Uma faixa estimada do número de usuários únicos que viram o anúncio pelo menos uma vez;
– Estimativa de quantos usuários pertenciam ao público-alvo e os critérios usados para determinar o público-alvo desejado, como idade, gênero, localização ou interesse.
A biblioteca de conteúdo comercial no TikTok permite analisar os anúncios, desde a abordagem criativa até a reação do público, incluindo curtidas, comentários e compartilhamentos.
Esses dados indicam o nível de engajamento do consumidor e podem sinalizar tendências que precisam estar no seu radar!
4. Comentários e feedbacks
Outra forma interessante de encontrar tendências na plataforma é prestando atenção nos comentários de publicações. Na maioria das vezes, eles oferecem insights honestos e imediatos sobre a percepção do produto.
Quando um produto acumula comentários positivos ou perguntas sobre onde comprá-lo, isso não é apenas um sinal de interesse; é uma clara indicação de demanda do consumidor.
Por outro lado, a presença de muitos comentários negativos sinaliza que o produto ou a marca podem ter problemas com a percepção do público.
Além disso, muitos consumidores compartilham sugestões valiosas sobre como um produto pode ser aprimorado, e esses dados podem ser usados para criar ou aprimorar uma oferta que já existe.
Encontrei produtos virais, e agora?
Imagine que você encontrou produtos com alto engajamento no TikTok, mas que ainda não tem muitos lojistas vendendo no Brasil. Ou que você encontrou uma lacuna no mercado que seus produtos podem suprir.
Essas são oportunidades de ouro para alavancar as vendas da sua loja!
No entanto, muitos empreendedores podem ficar perdidos nesse momento. O que vem depois de você encontrar produtos virais no TikTok? Tenho algumas ideias que podem te ajudar:
Tire prints das imagens
Depois de identificar os produtos que você julga como mais promissores ou que melhor se encaixam na estratégia da sua empresa, é hora de fazer uma lista com todos eles.
E uma das melhores maneiras de fazer isso é tirando um print da tela, que mostre bem o produto.
Buscar produtos em ferramentas de tendências
Depois de criar a sua lista de produtos em potencial, é hora de entender onde eles se encaixam na sua estratégia de vendas.
Você pode usar ferramentas de análise de tendências para entender se os produtos selecionados têm uma demanda constante, ou tiveram sua popularidade impulsionada apenas temporariamente.
Algumas das ferramentas que podem ser mais úteis nesse processo são o Google Trends, o Trend Hunter e o BuzzSumo.
Dependendo de cada caso, existem algumas medidas que você pode tomar, como:
– Produto com histórico inconsistente:
Se você percebeu que o produto não tem um histórico de procura consistente – ou seja, teve picos de interesse que não se mantiveram por longos períodos de tempo -, talvez não seja interessante criar um estoque para esse item.
Isso quer dizer que eles devem ser descartados de sua estratégia? Não necessariamente. Hoje, é possível flexibilizar o seu mix de produtos gastando quase nada e com baixo risco, com o dropshipping.
O dropshipping é um modelo logístico no qual você anuncia e vende produtos que não tem em estoque próprio.
Nesse caso, você precisa de um fornecedor especializado em dropshipping, que vai ser o responsável por armazenar e enviar esses itens aos clientes, à medida que acontecem compras. Tudo que você precisa fazer, nesse caso, é intermediar a compra.
– Produtos com demanda frequente:
Se você viu que esse é um produto viral com demanda recorrente, considere criar um estoque próprio. Além de agilizar o processo de entrega, ter esse estoque te dá mais controle de qualidade sobre os itens e pode fazer diferença na construção da sua marca a longo prazo.
Busque fornecedores
Lembra daqueles prints que você tirou? Agora, você vai usar essas imagens de produto para fazer uma busca em sites de fornecedores, como AliExpress, Alibaba ou DHgate.
Nesses momentos, ter uma foto do produto procurado é muito útil, já que muitos desses sites têm pesquisa por imagem e nem sempre os nomes cadastrados são os que você usaria na busca.
Depois de fazer sua busca nessas plataformas, é hora de selecionar um fornecedor confiável.
Aqui, as palavras de ordem são: qualidade do produto e rapidez na entrega. Muitas vezes, comentários de outros compradores podem ajudar a definir os fornecedores que realmente atendem a esses requisitos.
Não se esqueça também de verificar o histórico de vendas do fornecedor. Quanto mais vendas bem-sucedidas, maiores as chances de que ele ofereça um serviço de qualidade.
E, sempre que possível, solicite amostras dos produtos antes de fazer um pedido em grande escala.
Integre sua loja virtual com o TikTok
Se você chegou até aqui e fez todas essas pesquisas, provavelmente já percebeu que a plataforma é um prato cheio para empreendedores que desejam expandir o seu público e vender mais.
E, se você já tem uma loja online, o próximo passo é integrá-la com o perfil nas redes sociais e tornar a experiência de compra mais simples para o cliente. Não estamos falando apenas de criar anúncios na plataforma, mas de fato vender dentro da rede social.
Uma das formas de fazer isso é criando um catálogo de produtos específico para o TikTok. Algumas das maiores plataformas de e-commerce do mercado já oferecem esse tipo de integração. Assim, você não só aproveita o potencial viral do TikTok, mas também facilita o processo de compra para seus seguidores.
Com as estratégias certas, você pode transformar visualizações em vendas, construir uma comunidade engajada e, finalmente, impulsionar o crescimento do seu negócio.