As datas comemorativas sempre desempenharam um papel fundamental no mundo do varejo. Desde Páscoa, Dia das Mães, dos Pais até o Dia dos Namorados ou Natal, essas ocasiões especiais oferecem oportunidades únicas para impulsionar as vendas e atrair novos clientes. No entanto, para obter resultados significativos, é essencial que as empresas empreguem estratégias de sazonalidade de forma inteligente e eficaz, e principalmente conectadas aos interesses de seus consumidores.
Na programática e no marketing de performance para geração de leads, acreditamos firmemente no poder das datas comemorativas como impulsionadoras de conversões. Isso porque, no inconsciente coletivo, todos os consumidores estão inseridos em um contexto comum, de forma que estão mais engajados com aquela data, seja qual for a ocasião, que pode não apenas aumentar as vendas, mas também fortalecer o relacionamento com os clientes e aumentar a conscientização da marca.
Datas como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, férias escolares, volta às aulas, semana do consumidor, Dia das Crianças, Black Friday e Natal têm um impacto significativo no comportamento de compra dos consumidores. São momentos em que as pessoas estão mais propensas a gastar dinheiro em presentes, produtos e serviços. Para as marcas, isso representa uma oportunidade valiosa de aumentar as vendas e fortalecer o relacionamento com os clientes.
Entendimento do público-alvo e personalização
Uma das chaves para o sucesso na utilização da sazonalidade é entender o público-alvo. Cada data comemorativa atrai um grupo específico de consumidores e, dentro desses grupos, atendem a interesses diversos, e é importante adaptar a estratégia de marketing para atender às suas necessidades e aos seus interesses, sem cair em análises genéricas e preconceituosas. Por exemplo, durante o Dia das Mães, não necessariamente os consumidores podem estar mais interessados em presentes relacionados à moda, ambiente doméstico ou presentes emocionais, bem como no Dia dos Pais nem sempre os consumidores só procuram por ofertas utilitárias. Ainda que a maioria ainda prefira, é fundamental conhecer essas bases. A resposta pra isso é: olhe para seus dados, analise-os e rode mais pesquisas se necessário.
Agora, independentemente do produto, a personalização dos anúncios de acordo com o tema da data comemorativa segue sendo uma excelente estratégia. Uma campanha bem-sucedida deve ser relevante, envolvente e capaz de se destacar em meio ao aumento da concorrência durante esses períodos, sem fugir do tema que no momento chama a atenção de consumidores em busca de bons negócios. É comum pensarem “vou esperar a promoção de Dia das Mães para comprar determinado produto”, por exemplo.
Então, pare e reflita sem ir no automático. Além de displays e e-mails enfeitados, lembre-se de que nem toda data comemorativa é uma oportunidade de oferta para todos os seus produtos ou serviços, e se a estratégia de sazonalidade não for bem trabalhada, a campanha não só irá falhar em atrair clientes, como acarretará em algo ainda mais grave: crise e prejuízo à reputação da marca.