O dia 12 de junho transformou-se em uma das datas sazonais mais importantes e rentáveis do calendário para o e-commerce. Os números em 2020 foram positivamente espantosos. Além disso, o confinamento em casa por conta dos novos hábitos ainda exerceu um papel importante sobre a data, modificando inclusive a forma de consumir. É preciso se preparar para o Dia dos Namorados e usar isso a seu favor.
Uma data sazonal naturalmente já representa para quem vende na internet uma oportunidade de ampliar os seus ganhos e conquistar clientes, ainda mais quando essa data atinge números expressivos, como ocorreu em 2020, Não restam dúvidas: vale muito a pena se preparar para o Dia dos Namorados.
Para você entender a importância, vamos revisitar os números. Entre os dias 28 de maio e 11 de junho de 2020, o dia dos namorados alcançou marcas históricas. Foi a data sazonal que mais cresceu em faturamento no ano ao atingir R$ R$ 4,1 bilhões – incríveis 91% a mais do que o registrado em 2019, com venda diária de R$ 278 milhões.
Além disso, o Dia dos Namorados também foi a data que registrou o maior aumento de ticket médio – 17% a mais, chegando a R$ 449. A variação positiva também foi verificada no número pedidos: ao todo foram 9,3 milhões de pedidos, cerca de 63% a mais em relação a 2019. Todos esses dados foram extraídos do Webshoppers 43 da consultoria Ebit|Nielsen.
Não se esqueça que 2020 também foi um ano histórico para o e-commerce em geral: mais de R$ 87 bilhões em vendas, segundo a Ebit|Nielsen, a maior alta em duas décadas. Na prática, 34% do faturamento total do e-commerce originou-se das datas sazonais. No dia dos namorados, as mudanças forçaram inclusive o surgimento de novos hábitos.
Novos hábitos, novas prioridades
Hoje é possível afirmar que quase qualquer nicho pode trabalhar com o Dia dos Namorados. Uma das consequências do isolamento social foi a mudança de postura dos compradores. Além dos tradicionais presentes de qualquer ano habitual, novos itens foram procurados.
Você já sabe que alguns produtos atraem naturalmente mais atenção dependendo da data. No Dia dos Namorados é comum o interesse por perfumes, chocolates, flores, roupas e acessórios, por exemplo. Não foi tão diferente em 2020. O que mudou significativamente foi a entrada de novos itens no radar dos apaixonados.
Os “presentes úteis” ganharam relevância. Com os casais mais em casa, os itens para casa entraram definitivamente na lista de presentes. Houve um aumento nas buscas por itens para casa e decoração e eletrodomésticos, além de roupas, como pijamas e lingeries.
As 10 categorias com maior volume de pedidos, conforme a Ebit|Nielsen, foram Moda e Acessórios (19%), Casa e Decoração (15%), Perfumaria e Cosméticos (9%), Eletrodomésticos (9%), Telefonia e Celular (7%), Eletrônicos (5%), Saúde (4%), Informática (4%), Alimentos e Bebidas (4%) e Livros (4%).
Como se preparar para o Dia dos Namorados?
Algumas dicas podem ser bastante úteis para a data sazonal que se avizinha. Observar as tendências, sobretudo as registradas em 2020, é algo que eu faria se fosse você. Tendo em vista a alta no ticket médio no ano passado, pensar em kits de produtos e em descontos progressivos pode ser uma estratégia fundamental para as suas vendas.
Para os consumidores brasileiros, o frete grátis também tem um papel fundamental para motivar a compra. Olho nisso. Outros diferenciais no seu site, como a opção de embalagem para presente (com cartões personalizados) e cupons de desconto, podem fazer a diferença. Não esqueça das redes sociais! Elas estão aí para serem usadas: é hora de apaixonar o seu público com os produtos disponíveis na sua loja, gerando tráfego para vender mais.
Portanto, seller, definitivamente vale a pena se preparar para o Dia dos Namorados em 2021. Os excelentes números estão aí para motivá-lo a planejar as suas próprias estratégias. Absorva as dicas que mais fazem sentido para o seu e-commerce e tenha boas vendas!