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Sete dicas para fazer uma campanha inteligente no pré e pós-Black Friday

Por: Renato Avelar

sócio e Co-CEO da A&EIGHT

Com formação em administração de empresas, construiu uma sólida carreira em companhias reconhecidas de tecnologia, marketing e e-commerce como Montify e B8one, destacando-se na área de transformação digital e desenvolvimento de novos negócios.

Marcada para o dia 29 de novembro, a Black Friday já ocupa um espaço importante tanto no calendário das empresas varejistas quanto no dos consumidores. Para a edição deste ano, um estudo divulgado pela plataforma Haus mostrou que as empresas brasileiras devem receber um volume de pedidos 14% superior em comparação ao ano passado. Dessa forma, as marcas que desejam aproveitar o período para ampliar as vendas precisam se preparar com antecedência para atender à demanda.

Aprenda a preparar sua empresa para a Black Friday 2024 com estratégias essenciais que aumentam vendas e fidelizam clientes.

A elaboração de uma estratégia completa para a data exige um planejamento que envolva todas as etapas de preparação, passando desde o período pré-campanha até o pós-venda. Ou seja, a Black Friday representa uma oportunidade importante para as marcas alavancarem as vendas, fidelizar clientes, anteciparem e otimizarem os estoques, especialmente tendo como foco o Natal no mês seguinte.

Para se preparar de forma estratégica, algumas dicas que as empresas podem seguir são:

1 – Planejamento antecipado

O planejamento antecipado é uma base fundamental para uma Black Friday bem-sucedida. É essencial que haja uma definição prévia de metas claras e realistas para o aumento do faturamento e volume de vendas, além de garantir que o estoque seja suficiente para atender à alta da demanda e evitar imprevistos no meio do caminho.

Conhecer seu público consumidor profundamente é outro ponto essencial, pois isso permitirá uma estratégia mais eficaz de vendas. Por exemplo, se os produtos de seu e-commerce forem para um público de menor renda, uma prática muito inteligente é antecipar a Black Friday e fazer o mês todo de descontos, já que o salário dos brasileiros é mensal. Portanto, o início do mês é mais rentável para o varejo.

Além disso, vale sempre fazer o teste de estresse, ou seja, é uma maneira de verificar os limites da aplicação dos sistemas ao submetê-los a situações extremas. Assim, é possível certificar que o sistema da companhia suporta a demanda esperada e, caso haja falhas, elas podem ser corrigidas a tempo.

Pensar no preparo dos sistemas é uma parte essencial do processo e, para reduzir o tempo de carregamento e evitar quedas de plataforma caso alguma aplicação falhe, uma dica interessante é retirar todas as tags terceiras que não são necessárias para a operação da Black Friday.

Já em relação à etapa de pagamento, opções como colocar robôs de detecção de fraude para evitar quedas de aprovação de pagamento e desativar a possibilidade de boleto bancário, caso haja incidentes de “sequestro de estoque”, ajudam a garantir uma boa campanha.

Agora, se o e-commerce tiver um alto número de itens por carrinho de compra, é interessante criar uma campanha de recuperação de itens deletados do carrinho. Essa é uma alternativa muito mais eficiente do que os lembretes de carrinho abandonado, que geralmente são aplicados pelas empresas, já que tem maior aderência com os clientes e possibilidade de compra dos itens. É válido também ativar ferramentas de remarketing, retargeting e carrinhos.

2 – Preparação de equipe

A Black Friday é uma campanha massiva, então para garantir bons resultados é fundamental que toda a cadeia, desde a produção até o pós-venda, seja reforçada. Sendo assim, acionar todos os fornecedores de tecnologia e marketing para garantir uma cobertura durante o período também é uma estratégia imprescindível para suportar a demanda sem perder a qualidade.

Para proporcionar a melhor experiência para o cliente e garantir a satisfação, outro ponto importante é aumentar a equipe de suporte e SAC na data, além de levantar dados de Black Fridays anteriores para prever a demanda e mitigar falhas.

3 – Atenção aos detalhes

Durante a Black Friday, cada detalhe importa para tentar chamar a atenção do consumidor. Por isso, é essencial treinar a equipe de vendas para oferecer um atendimento ágil e eficiente, além da criação de uma landing page dedicada à Black Friday.

Além disso, a implementação do conversational commerce está crescendo como um novo comportamento de compra, tendência essa que reduz custos do atendimento e agrega valor para os clientes. Para a Black Friday, essa otimização pode ser um diferencial competitivo importante, já que cada vez mais consumidores estão usando assistentes virtuais para encontrar ofertas, e isso exige adaptabilidade nas estratégias de SEO para garantir que suas promoções sejam as primeiras a aparecer nesses resultados de voz.

4 – Marketing multicanal

Campanhas de marketing integradas são essenciais para o sucesso na data. Uma atuação multicanal – que envolva diferentes frentes de publicidade, além de anúncios personalizados -, é um fator fundamental para assegurar uma comunicação direta e segmentada. Estratégias como influenciadores digitais, mesmo micro e nanoinfluenciadores, e o uso de sistemas CRM ajudam a aproximar marcas dos potenciais clientes, sendo fatores essenciais para potencializar uma campanha voltada para Black Friday.

5 – Definição da logística e suporte

Garantir que o cliente tenha uma boa experiência não termina com a formalização da compra. O encantamento exige uma atuação contínua, que envolva também a entrega do pedido. Até por isso, parcerias logísticas confiáveis são essenciais para cumprir prazos e evitar transtornos. O uso de tecnologias como tracking e plataformas de conversational automatizadas para acompanhar entregas em tempo real reforça a confiança do consumidor e contribui para a fidelização.

6 – Pós-venda

O período pós-venda é considerado fundamental para qualquer empresa. Antes de mais nada, as marcas precisam garantir que as compras realizadas no período foram satisfatórias. Até por isso, é importante assegurar suporte e assistência aos clientes que realizaram aquisições durante o período. Além disso, após a Black Friday, é hora de analisar os resultados e pensar no futuro. Uma boa prática pode ser oferecer promoções personalizadas para incentivar novas compras e aproveitar para limpar o estoque remanescente.

Ademais, avaliar o desempenho da campanha e ajustar estratégias para o próximo ano são passos muito importantes. O aprendizado de cada campanha sempre deve ser usado como base para aprimorar a próxima edição.

7 – Foco no marketing de afiliados

A data promete ser mais uma grande oportunidade para o marketing de afiliados. O setor varejista é um dos principais alvos do segmento, gerando 43% das receitas do mercado de afiliados. Isso reflete o quanto essa estratégia é crucial, especialmente em momentos de grande volume de compras, como a Black Friday. E para 2024, temos como grande tendência a integração de inteligência artificial nas campanhas de afiliados. Ou seja, a IA está sendo utilizada para otimizar a criação de conteúdo, segmentar públicos de forma mais precisa e até prever tendências de consumo.

Isso significa que, na Black Friday, as marcas poderão oferecer promoções mais personalizadas e relevantes, maximizando conversões com base em dados em tempo real. As estratégias de cashback e cupons continuam populares, especialmente em importantes datas varejistas. Porém, promover essas ofertas com apoio de afiliados é uma forma de atrair consumidores que buscam maximizar seus descontos, tornando essas táticas essenciais para o sucesso das campanhas na Black Friday 2024.