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Site otimizado ou link patrocinado: o que é melhor?

Depois que os buscadores provaram sua importância para os resultados das empresas pontocom, uma disputa toma conta de quase todos os bate-papos entre profissionais do meio. Os bravos defensores do SEO (busca orgânica) e os que levantam a bandeira do SEM (link patrocinado), cada qual com sua verdade, querendo convencer um ao outro que uma das estratégias é melhor que a outra. Uma posição limítrofe e tacanha que pouco ou nada representa a verdade. É evidente que cada uma tem qualidades e limitações e devem ser aplicadas para estratégias diferentes de forma inteligente.

O Gerente de E-Commerce precisa saber que jamais um website poderá indexar todas as palavras-chave do seu business. Existem inúmeras palavras nos concorrentes que são melhor rankeadas pelos algoritmos dos mecanismos de busca, e é justamente nelas que deve-se fazer uma ótima campanha de links patrocinados, deixando a sua empresa nos primeiros lugares nos Links Patocinados em palavras-chave ou expressões que a busca orgânica não traz o seu website, aumentando um pouco mais sua presença online.

Algumas vantagens do SEO

  • Segundo este estudo de eye-tracking, é infinitamente maior a quantidade de olhares para as três primeiras posições da busca orgânica, sendo que esses resultados possuem taxa de clique muito maior.

Os pontos vermelhos são os mais visualizados, em detrimento dos demais

  • Os resultados na busca orgânica desfrutam de melhor credibilidade para o usuário médio, por terem sido trazidos naturalmente pelo mecanismo de busca, não através de campanha paga.

Algumas desvantagens do SEO

  • É uma inverdade dizer que o SEO não gera custo e que o Link Patrocinado é pago. Profissionais qualificados que fazem esse trabalho em alto nível geram um custo, justo, é claro. No entanto, de nível alto ou baixo, profissional bom ou não, não importa. Há que se fazer um investimento, logo, não há esse oásis gratuito que alguns querem fazer supor.
  • É inegável que o SEO traz resultado. Contudo é um processo longo e trabalhoso, que pode trazer resultados em semanas ou até meses, pouco recomendado quando precisa-se de resultado imediato, como em hotsites sazonais ou promoções relâmpago.

Algumas vantagens do SEM

  • É imediato. Se há a necessidade de fazer um anúncio para hoje, que dure apenas essa semana ou ainda que figure apenas em horários específicos, o Link Patrocinado é assertivo e automático, coisa que na busca orgânica não se consegue fazer.
  • O usuário avançado sabe que tem grande chance de encontrar com mais precisão o que procura através do Link Patrocinado. Considerando que a empresa paga por clique, aquele anúncio não estaria ali se não fosse verdadeiramente relevante para ele.
  • Com o conhecimento necessário, podemos conseguir posições melhores com custo reduzido, organizando adequadamente os grupos de anúncio, aumentando de maneira inteligente o CTR entre outras boas práticas.
  • No Link Patrocinado tem-se total controle do que aparecerá escrito e pode-se mudar a qualquer momento, como um preço, por exemplo.
  • Os Links Patrocinados ficam expostos na coluna direita da tela, área nobre quando nos comunicamos com usuários do Brasil, principalmente.

Algumas desvantagens do SEM

  • O Link Patrocinado é visto por apenas 50% dos usuários.
  • É visto com desconfiança pelo usuário comum, por se tratar de propaganda paga.
  • Algumas palavras-chave já possuem uma concorrência grande, tornando o custo por clique cada vez mais oneroso.

Como vimos, cada um tem sua peculiaridade e cabe ao Gerente de E-Commerce e sua equipe trabalhar com inteligência em ambas as frentes, sabedores de que os melhores resultados sempre são obtidos em ações integradas.