As redes sociais se tornaram peças fundamentais no mundo atual. Afinal de contas, para interagir com outras pessoas, não mais é necessário sair de casa ou até mesmo atravessar oceanos. Hoje, basta ter uma conta em uma rede social e começar a conversar com pessoas do mundo todo, inclusive parentes e amigos. Com a pandemia da Covid-19, que obrigou o mundo a ficar em isolamento social, as redes sociais foram os únicos meios de comunicação viáveis para que houvesse interação social. E essa interação não só se baseou em pessoas comuns: marcas também estão se fazendo presentes no mundo digital.
Isso porque nas redes sociais a marca ganha uma voz importante, que é aquela que conversa diretamente com o público geral. Isso significa gerar mais clientes para a sua marca e, consequentemente, vender mais. Essa prática é denominada Social Selling, que se trata de um mundo completamente diferente das vendas mais incisivas e diretas, em que o cliente já escolhe o produto que quer. Aqui, a sua marca estabelecerá um relacionamento com o cliente.
Afinal, o que é Social Selling?
Como dito anteriormente, o Social Selling é uma prática em que a marca interage com clientes e possíveis clientes nas plataformas das redes sociais. Essa interação tem o intuito de gerar leads (interessados nos seus produtos ou serviços e clientes, no geral) e aprofundar o seu contato com os clientes. É importante ressaltar também que Social Selling é diferente de Social Marketing — aqui, o contato é one-to-one, isto é, é direto entre a marca e os leads. Aqui, é necessário definir uma espécie de persona para a sua marca, transformando-a em uma pessoa digital nessa interação.
O engajamento com a marca virá do interesse que as pessoas terão nela. Ou seja, curtindo postagens, oferecendo conteúdos (como reviews de produtos, por exemplo) e interação em grupos, sem que a marca force uma venda. Tudo isso tem de ser feito com uma estratégia bem delimitada, buscando alcançar seu público-alvo e manter uma periodicidade para as postagens. Isso aumenta muito as chances de venda e o engajamento com a marca nas redes, o que, por sua vez, dá mais destaque para a empresa.
Como planejar uma estratégia de Social Selling
Em primeiro lugar, tenha em mente que você deve ter todas as informações da sua empresa muito bem organizadas (aqui, um sistema integrado, como ERP, ajuda muito) para fazer uma análise de seu público-alvo e de qual será sua persona nas redes sociais. A partir daí, o time de marketing do seu negócio poderá planejar a criação de conteúdo, que tem de ser de qualidade e focado no seu público, e quais serão as ofertas de interações humanas que você fará. O atendimento humanizado, diferentemente do automatizado, tem mais chances de se conectar com o público. Portanto, prefira-o para as plataformas de redes sociais.
Considere também que as redes sociais não são plataformas de vendas por si só. Elas agem como um canal de relacionamento com os seus clientes e interessados na marca, o que pode ou não ser convertido em vendas. Quanto mais aprofundado seu relacionamento com os clientes, mais chances você terá de aumentar as suas vendas. Para se ter uma noção, uma pesquisa da Sales For Life evidenciou que as marcas que usam redes sociais para a divulgação e interação com o público têm uma eficiência 66% maior nas vendas, em comparação com aqueles que não fazem uso das redes sociais.
Portanto, foco na interação humanizada com o público e criação de conteúdos relevantes que engajem mais o seu público são a chave para alavancar o seu negócio.