A sustentabilidade tem sido um propósito fundamental dentro das empresas, com o objetivo de tornar suas atividades menos agressivas ao meio ambiente e contribuindo para o bem-estar e a saúde de toda a cadeia envolvida. Mas o que muda, efetivamente, quando avaliamos as ações ecológicas do nosso setor?
Primeiramente, trabalhar a sustentabilidade é uma questão de mudança cultural. Mais que isso, é ter empatia com o futuro e pelas gerações que ainda estão por vir. No e-commerce e, especialmente, na logística, podemos aplicar esse conceito por meio da substituição de partes agressoras por soluções mais limpas e com menor pegada de carbono. E isso vai muito além de ofertar a possibilidade de compra ou acesso ao serviço de maneira integralmente online.
São diversas ações simultâneas e possíveis desde já que possibilitam cumprirmos com o objetivo de oferecer um serviço mais sustentável. Um bom exemplo é a ampliação das fontes renováveis e, igualmente importante, a recomendação e o apoio aos parceiros e fornecedores que também atuem nessa mesma direção, promovendo uma atmosfera positiva à mudança e até impulsionando esse mesmo olhar nos clientes e concorrentes em prol do nosso planeta.
Quanto às estruturas físicas, uma boa opção é instalar placas de captação de energia solar em prédios administrativos. Para a operação last mile delivery, buscar por parceiros e empresas que façam a utilização de veículos elétricos, motos elétricas e bicicletas para regiões com grande intensidade de entregas é uma ótima alternativa. Além disso, as entregas porta a porta, feitas a pé, são um importante recurso sustentável a ser promovido no setor.
O maior desafio está relacionado ao combustível na aviação intercontinental para grandes distâncias, já que, quando pensamos no cenário atual, falar sobre e-commerce crossborder é inevitável. Cerca de 90% das emissões de gases poluentes ocorrem nessa etapa da cadeia. A verdade é que ainda não há tecnologia suficiente para eliminar 100% desse alto impacto. Porém, já é possível vermos combustíveis mais complexos e limpos sendo utilizados, que podem reduzir em até 35% as emissões comparados aos aviões com combustíveis 100% fósseis.
O tema da sustentabilidade é tão importante que, segundo uma pesquisa da Opinion Box, aproximadamente 82% dos brasileiros consideram a sustentabilidade como um assunto importante para o cotidiano. Assim, é necessário que o posicionamento para um negócio de sucesso seja comprometido e com ações que garantam, ainda, que a empresa esteja preparada para cumprir a legislação ambiental e tratadas ao redor de todo o mundo.
De fato, é um fenômeno sem volta e que, apenas com empatia pelo nosso planeta e pelas novas e próximas gerações, teremos motivação para um planejamento eficiente e execução compromissada. O planeta agradece.
Leia também: E-commerce sustentável: descubra como está sendo colocado em prática