Quando falamos de compras online, é crucial que a tecnologia seja moderna para entregar mais qualidade no mercado e ao cliente. Isso acontece ainda mais atualmente devido a como o público se posiciona perante a tecnologia e a internet. Segundo pesquisa divulgada pelo DataReportal no início de 2023, a influência que a internet possui na vida do brasileiro é de 84,4% (sendo que a média global é de 64,4%), totalizando 9h32min na internet.
Mas o que isso representa para o mercado do e-commerce e do mobile? Basicamente tudo, pois 97,1% dos usuários realizam compras usando celulares. Isso implementa uma necessidade de adaptação a uma tecnologia de ponta para entregar ao usuário uma experiência segura e com soluções excepcionais.
Ferramentas e tecnologia
Um fator aliado que vem sendo utilizado de forma estratégica nas empresas do segmento de tecnologia é a inteligência artificial, que viabiliza o desenvolvimento de testes antes de o consumidor final ter acesso ao e-commerce. Uma das ferramentas de inteligência artificial usadas nas empresas é a GitHub Copilot, que proporciona testes mais abrangentes e eficazes, buscando entregar mais qualidade e excelência.
Ao falarmos de qualidade, é importante mencionar a personalização da experiência do cliente, que, com base nos dados e nas capacidades de deep learning (uma subárea da IA e aplicada de maneira significativa no e-commerce), viabiliza que as empresas ofereçam recomendações de produtos relevantes, descontos e experiências de compras mais atraentes. Assim, aumentam as taxas de conversão e a satisfação.
Soluções pré-estabelecidas
Para que o resultado seja alcançado, é relevante que as soluções já estejam pré-estabelecidas desde o seu desenvolvimento. Atualmente, existem tecnologias próprias para realizar essas soluções. Entre elas está o headless, um framework que proporciona flexibilidade e eficiência no desenvolvimento de e-commerce. Isso afeta a experiência do usuário de forma que o processo de compra seja rápido, seguro, estratégico e de alta performance.
Expectativas assertivas
Todos os fatores mencionados anteriormente são importantes para que o resultado final seja realmente como desejado. Dados de uma pesquisa interna realizada em empresas que utilizam plataformas e soluções para garantir resultados excepcionais mostram que testes prévios são responsáveis por 25% do aumento da velocidade no desenvolvimento do e-commerce, o que permite que a experiência do usuário também seja mais rápida.
Resultado assertivo
Para que o resultado seja excepcional, é necessário fazer uma ordem cronológica de todo o processo de desenvolvimento e entrega: tecnologia atualizada, desenvolvimento do e-commerce/sites com soluções de ponta, testes, mapa de possíveis problemas e soluções para resolvê-los e, após isso, uma bateria de testes automatizados para que o e-commerce seja disponibilizado para o público.
O processo – feito de maneira correta – resultará em uma experiência de compra excelente e na fidelização do consumidor. Contudo, a importância da tecnologia está atrelada ao processo inicial, que aborda desde o entendimento do projeto até a entrega do produto.