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Tecnologia, logística, organização e fidelização do cliente: o que você precisa saber para a Black Friday

Por: Nicolas Nascimento

Chief Sales Officer (CSO)

Nícolas Fernandes, é Chief Sales Officer (CSO) da Social Digital Commerce e especialista em transformação digital há mais de 15 anos. Possui vasto conhecimento em desenvolvimento de novos negócios, inovação e estratégias de vendas marketing on e off-line.

A data mais importante para o faturamento do mercado online está se aproximando e para que esse dia seja rentável para os negócios é preciso muito planejamento, estratégia, boas práticas e ação. Recentemente, a Opinion Box e a Octadesk divulgaram uma pesquisa chamada “E-commerce Trends 2025”, que contou com a participação de 2 mil brasileiros. Nessa pesquisa, 88% dos entrevistados afirmaram comprar online pelo menos uma vez por mês, entre eles, 15% compram várias vezes por semana.  

Homem escaneando banner na vitrine com celular
Descubra estratégias de marketing e pilares do e-commerce que podem ser melhores aplicados durante a Black Friday.

Esse dado reforça o crescimento e a força das vendas online, e enfatiza a importância do planejamento para a Black Friday, que é a maior data do varejo no mundo. Muitas empresas começam a organizar e estruturar suas campanhas para a BF logo após o Dia dos Pais, enquanto os consumidores iniciam suas pesquisas nesse período, ou até alguns meses antes, para comparar preços.  

O consumidor quer comprar, e as empresas querem vender 

Para que a Black Friday apresente bons resultados, é essencial que os pilares do e-commerce estejam conectados e suas práticas alinhadas. Começando pela parte tecnológica, é crucial que a plataforma onde a loja virtual está hospedada suporte o volume de acessos durante o período de vendas, utilize uma infraestrutura em cloud para garantir escalabilidade e que a usabilidade do site seja adequada para versões desktop e mobile. Testes tecnológicos são imprescindíveis. 

Outro ponto importante é a utilização de sistemas de proteção de dados e antifraude, que evitam ataques hackers no e-commerce e garantem a segurança das informações dos clientes. Esse tema também gera receio nos consumidores. Na pesquisa “E-commerce Trends 2025”, 91% dos entrevistados informaram que deixam de comprar online por medo de fraudes no e-commerce. Além disso, é essencial ter uma equipe bem estruturada e treinada para o atendimento ao cliente, pois o volume de vendas é maior durante a Black Friday, e o aumento no contato com as marcas é inevitável.  

A logística é mais um dos pilares para o sucesso da Black Friday, especialmente porque as compras online são entregues diretamente na casa dos consumidores, que querem cada vez mais agilidade com formatos de entrega Same Day ou Next Day e uma eficiência que resulta em recompras em outras datas, além de números significativos nas pesquisas de NPS. É por meio da logística que os pedidos são confirmados, passam pelo processo de picking (separação de produtos no estoque) e packing (embalagem da mercadoria para envio ao consumidor). Nesse período, em que se espera um alto volume de vendas, é fundamental que os estoques estejam corretamente organizados – de forma sistemática, física e completa.  

Ainda dentro desse pilar, é essencial ter estrutura para enviar os pedidos na data estipulada. Lembre-se: a venda só está completa e é bem-sucedida quando o cliente recebe o produto sem ter experiências negativas durante todo o processo, desde o acesso ao e-commerce até a entrega e o recebimento do item em condições perfeitas.  

A estratégia de marketing é pilar essencial na Black Friday

Acima, discutimos os pilares de um e-commerce, mas o marketing também é parte fundamental (podendo ser feito de maneira impulsionada ou orgânica). Normalmente, as empresas criam uma estratégia específica para a Black Friday, utilizando campanhas direcionadas para a data mais famosa do e-commerce. Nesse período, criar campanhas ao longo de todo o mês pode ser vantajoso, porém, é necessário ter cuidado para não “queimar cartuchos” antes da data oficial.  

O marketing também é crucial quando falamos de fidelização dos clientes, pois é a partir de uma boa experiência que eles voltam a comprar via e-commerces. Apostar em descontos exclusivos, entregar brindes e construir uma estratégia de mídia cross-channel é um diferencial muito importante nessa data.  

A Black Friday é um período marcado por um aumento significativo nas vendas, nas compras e na inovação. Por isso, é fundamental que as empresas estejam atentas às tendências, oferecendo ofertas atrativas e opções variadas aos consumidores durante essa época para garantir bons resultados. Os meses que antecedem a Black Friday são um momento estratégico para analisar o que funcionou nas edições anteriores, ajustar o que não deu certo e iniciar o planejamento para construir uma Black Friday cada vez mais bem-sucedida. As empresas que aplicarem esses pilares com eficácia terão maiores chances de se destacar e alcançar melhores resultados de vendas.