Você sabia que é possível fazer excelentes campanhas de marketing digital utilizando ferramentas gratuitas? Sim. É possível. Com elas você consegue fazer ótimos trabalhos, mostrar um excelente resultado para os seus clientes e ainda economizar.
Com as ferramentas gratuitas de marketing digital você consegue alavancar vendas, criar e até mesmo reinventar conceitos de campanhas do seu cliente. E, você há de concordar, para quem está começando, os recursos são bem escassos.
Mas fique tranquilo, pois com estas 5 dicas de ferramentas gratuitas você conseguirá trabalhar muito bem e trazer excelentes resultados.
1. Google Analytics: Esta é uma ferramenta gratuita do Google. Com ela, você consegue monitorar todo o site do seu cliente. Exatamente. Esta é uma ferramenta que é indispensável até mesmo para as grandes empresas que possuem altos recursos.
O diferencial desta ferramenta é que você consegue saber quantas pessoas acessaram o site de sua campanha, quantas pessoas compraram ou tiveram interesses em tais produtos, quantas pessoas estão acessando o seu site por meio das redes sociais, e muito mais! Vale muito a pena.
2. Traffic Travis: Esta é uma das melhores ferramentas de SEO existentes no mercado. E o melhor é que ela é gratuita. Esta ferramenta é muito utilizada por consultorias de SEO.
O que ela oferece? Ela mostra a você como é possível o site de seu cliente chegar ao topo das buscas orgânicas do Google. Isso é excelente. Esta ferramenta possui uma versão mais completa que é paga, mas você consegue ter muitas funcionalidades já na versão gratuita e ter bons resultados em suas campanhas.
3. Mailchimp: Esta é uma excelente ferramenta de disparo de e-mails marketing. Ela possui muitos recursos gratuitos que irão te ajudar e muito! Ela é realmente sensacional e serve para quem envia um número baixo de e-mails marketing. Ela oferece o serviço gratuito de 12 mil mensagens gratuitamente.
E o que é bom também nesta ferramenta é que você consegue adicionar em sua lista de disparo 2 mil novos contatos (e-mails) por mês. Além disso, o Mailchimp é bastante intuitivo e de fácil usabilidade.
4. Survey Monkey: Esta é uma ferramenta gratuita que serve para fazer pesquisas online. A Survey Monkey serve para que você consiga tomar decisões em cima das informações obtidas nos questionários. E o melhor de tudo é que ela é gratuita. Muitas empresas grandes utilizam esta ferramenta para tomar as suas decisões.
5. Google Trends: Esta é uma ferramenta gratuita do Google. E pode ser considerada uma das mais importantes de todas as ferramentas. Exatamente. Desde pequenas empresas às maiores utilizam o Google Trends para encontrar quais palavras-chave são mais buscadas pelos usuários.
Com isso é possível montar toda uma estratégia para conseguir mais visualização e retorno em suas campanhas. Ela é uma ferramenta de busca muito, mas muito fácil de usar e bastante intuitiva. Ela também mostra as palavras-chave mais quentes por região. Isso é muito importante.
Além disso, você consegue fazer comparações de palavras-chave para ver quais são mais procuradas e tomar a decisão certa. Vale muito a pena.
Existem muitas outras ferramentas gratuitas de marketing digital no mercado de alta qualidade, busque sempre se atualizar seguindo um blog de marketing digital ou portais reconhecidos para obter mais informações.