Nos últimos meses, devido ao cenário provocado pela incerteza e extensão do período de quarentena em todo país, o mercado tem falado muito sobre transformação digital. Adaptação e digitalização entraram de vez no vocabulário corporativo, e empresas e negócios buscam atualizar suas estruturas para que possam navegar em mares mais seguros.
Mas será que de fato existe um entendimento do mercado do que é preciso para que a empresa passe por uma transformação digital de verdade?
É necessário destacar dois pontos importantes e fundamentais para esse processo: maturidade e inovação. Promover uma cultura de inovação real dentro da sua empresa facilita o processo de transformação de alto impacto através de novos produtos, serviços, processos e modelos de negócios.
Isso depende diretamente da mudança do mindset da empresa (liderança e colaboradores), que precisa compreender a inovação como uma forma de crescer e aumentar e eficiência do negócio, promovendo a implementação das melhorias necessárias. E um fator primordial nesse sentido é o estágio de maturidade que sua empresa se encontra.
Existem alguns estágios de maturidade que identificam os pilares de inovação:
Estágio 1 – Seguidores
São empresas tradicionais, com uma cultura “engessada”. Normalmente, são o oposto de startups, nas quais as decisões são facilmente pivotáveis e ágeis. Neste estágio, a empresa tem dificuldade de reter talentos e a digitalização de processos ainda passa por estudos (o famoso ‘aguardando aprovação de orçamentos’).
Estágio 2 – Iniciantes
Neste estágio, inicia-se o processo da transformação digital, ainda que ligeiramente atrasado. São realizados estudos sobre como digitalizar processos-chave. As empresas que se enquadram nesse estágio de maturidade não estão acostumadas a implementar projetos ou a operar em formato ágil, como Squads. Geralmente, possuem algumas pessoas com perfil mais inovador, que aprenderam sobre cultura de inovação fora do ambiente atual da empresa.
Estágio 3 – Precoces
Neste nível, as empresas promovem a cultura de inovação, embora ainda seja cedo para dizer que ela está extremamente absorvida. Apoiam a inovação de forma geral, mas desde que os resultados financeiros estejam visíveis. A transformação digital está em curso e os processos-chave estão sendo digitalizados. Os problemas mais complexos começam a ser resolvidos com uso constante da tecnologia, e os quadros de liderança começam a ser preenchidos com o background de startups, scale-ups ou empresas de tecnologia.
Estágio 4 – Inovadores
Oceano Azul! Ou como gostamos de usar na empresa, Whitespace, que é a busca constante por novas oportunidades e melhorias dentro do mercado em que atuam. As empresas que se encontram neste estágio respiram inovação e entendem que a cultura inovadora é fundamental para sua competitividade. São cada vez mais tecnológicas, seus processos são digitalizados, e os times de negócios e tecnologia trabalham em formato de Squads, de forma ágil para entregar o roadmap de produtos e serviços.
Para cada estágio, existe um caminho a seguir. Um conjunto específico de soluções a serem desenvolvidas.
Independentemente do nível de maturidade, é primordial realizar um diagnóstico visando a entender qual a posição em que sua empresa se encontra atualmente e quais medidas podem ser tomadas para desenvolver um plano de ação com as melhorias (pontuais) no processo de inovação.
Sempre válido lembrar que a transformação digital, que transita entre inovação e mindset digital, deve passar obrigatoriamente por pessoas, processos e tecnologia. São seus pilares fundamentais para alcançar o sucesso!
Logo, se pensamos em diferenciação, não é importante frisar que a maioria das empresas se encontram no estágio 2 (Iniciante), mas sim que existe uma pequena parte das empresas que já está no estágio 4, começando a navegar em mares mais calmos.