Um e-commerce de sucesso
Negociar produtos ou serviços na internet é uma forma de vida para muitas empresas atualmente, muitas vezes essas empresas nem chegam a existir no mundo “real”, ou seja, não detêm de locais físicos para atendimento. Lançar um negócio virtual requer empreendedorismo, arte, tecnologia e ciências. Veja a seguir alguns passos para que esse lançamento seja um sucesso.
1. Construa seu site/loja em uma plataforma de código aberto e gratuito.
Existem inúmeras vantagens pela adoção dessas ferramentas, porém a principal é a comunidade que existem por detrás dessas. Além de oferecer largo suporte, ainda é possível contar com novos desenvolvimentos de componentes gratuitos, adoção de melhores práticas rapidamente, como SEO, e, por fim, existirão outros milhares de usuários que estarão testando e homologando a ferramenta.
2. Analisar e compreender o mercado potencial.
Identifique onde a maioria dos seus clientes "virtuais" estão localizados e como eles interagem uns com os outros. Com essas respostas será possível criar campanha de mídia que estimule o compartilhamento por eles próprios através das redes sociais.
3. Crie um blog e atualize-o no mínimo três vezes por semana.
Convide seus leitores a participarem através dos comentários e interaja com eles. Foque os tópicos com as palavras chaves da estratégia do seu negócio para alavancar suas visitas através do SEO.
4. Aplique as “Medalhas Sociais” (links para seus perfis de mídia social).
Utilize sempre o máximo possível, por exemplo, Facebook, Linkedin, Twitter, YouTube, Google +1. Coloque também ferramentas para compartilhamento pelas principais redes através de plugins. Isso ajudará a promover o negócio com a comunidade através das duas vias de comunicação.
5. Faça analise da concorrência.
Concorrentes existem para 99.9% dos negócios, por isso faça um estudo que identifique seus 3-5 maiores e siga as pegadas digitais dessas empresas para verificar quais são os seus principais movimentos e novidades. Outra dica é configurar o “Alerta do Google” para termos específicos sobre sua empresa, produtos e concorrentes.
6. Instale o Google Analytics.
Devemos sempre acompanhar as informações sobre as páginas de entrada e de saída, tempo no site, taxa de rejeição e de retorno, origem dos visitantes, termos de buscas. Essas informações são valiosas para identificar possíveis falhas e acertos.
7. Crie uma oferta especial para fãs no Facebook.
Isso auxiliará seu negócio a ser mais conhecido rapidamente e largamente difundido na maior rede social do momento. Claro que, antes disso, você precisa ter uma página no Facebook.
8. Construa Landing Pages perfeitas.
Isso com certeza será um fator determinante para o sucesso ou fracasso do negócio virtual.
09. Use vídeos direcionados.
Vídeos de 1 a 2 minutos, publicados em seu canal no Youtube, Videolog ou Vimeo, podem ser boas fontes de informação para os consumidores, além de mais um canal para promoções.
10. Garanta a utilização de melhores práticas de SEO.
Estar bem localizado nas páginas de busca garante maior visibilidade, aumentando assim as chances de conquistar novos clientes.
Que outras sugestões você elencaria?
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