O marketing de desempenho digital abre um amplo mundo de recursos orientados por dados, permitindo medir e gerenciar resultados em tempo real. Mas o que é marketing de desempenho e como ele funciona exatamente? Continue lendo para levar seu desempenho publicitário ao próximo nível.
O que é marketing de desempenho?
Marketing de desempenho digital refere-se a um tipo de campanha online onde os anunciantes pagam a terceiros por cliques, conversões, ou outros resultados. Como seu nome sugere, o marketing de desempenho mede o sucesso de uma campanha em seu desempenho. A natureza desses resultados dependerá do tipo de campanha que você estiver executando, mas pode incluir coisas como:
- Inscrições em listas de mailing
- Conclusão de uma venda
- Download de um conteúdo
- Fazer uma reserva
- Reservar um serviço
Ao contrário de outras formas de publicidade que podem se concentrar puramente no reconhecimento da marca, o marketing de desempenho só paga quando a ação ou o resultado desejado tiver sido realizado. O foco principal é o retorno sobre investimento (ROI) da campanha.
O marketing de afiliados está inserido no espectro do desempenho. Os anunciantes, por exemplo, pagam os afiliados para promover seus produtos. Quando o consumidor faz uma compra através de links de afiliados adicionados pelo afiliado, o anunciante paga uma comissão ao afiliado. Enquanto a publicidade tradicional paga uma taxa adiantada, no marketing de desempenho a taxa é paga somente após a obtenção de resultados.
Marketing de marca vs marketing de desempenho
A marca é um componente importante do mercado online. É vital que os anunciantes se destaquem da multidão, que é onde o marketing de marca entra em jogo. Exemplos de marketing de reconhecimento da marca incluem campanhas de mídia social, marketing de conteúdo e publicidade nativa. Alguns desses canais também se enquadram na categoria de marketing de desempenho quando estão focados em resultados mensuráveis e específicos.
Marketing de afiliados vs. marketing de desempenho
O marketing de afiliados e o marketing de desempenho são frequentemente utilizados juntos. No entanto, enquanto o marketing de afiliados se enquadra no âmbito mais amplo do marketing de desempenho, nem todo o marketing de desempenho envolve relações de afiliados. No caso do marketing de afiliados, os anunciantes pagam comissões por promoções de produtos e serviços online. O afiliado usa sua plataforma de divulgação para direcionar as vendas para o site do anunciante.
Benefícios do marketing de desempenho
Há muitas razões para tentar um marketing baseado no desempenho, entre as quais o fato de que ele coloca o poder de volta nas mãos dos anunciantes. Aqui estão alguns dos principais benefícios deste tipo de estratégia:
O marketing baseado no desempenho oferece resultados rastreáveis. Ele usa ferramentas analíticas de dados para rastrear e analisar o envolvimento do usuário. Ferramentas do anunciante como rastreamento entre dispositivos e atribuição de cupons permitem aos anunciantes acessar relatórios em uma ampla gama de pontos de dados multicanal. Isto facilita o ajuste de campanhas para um maior ROI.
O marketing baseado no desempenho é orientado pelos retornos. O ROI está no centro deste tipo de estratégia, sempre olhando para o objetivo final de maximizar a receita com o uso mais eficiente dos recursos.
O risco envolvido é menor. Uma gestão de marketing de desempenho eficaz garante que os anunciantes saibam exatamente o que está acontecendo em cada etapa da jornada do cliente. Quando surgem problemas ou riscos, eles têm as métricas disponíveis para corrigir os problemas rapidamente com poucas perdas.
Como medir os resultados do marketing de desempenho
Como mencionado acima, um componente importante da gestão de marketing de desempenho é o ROI, ou retorno sobre o investimento. Quando olhamos para medir resultados, quais KPIs são mais úteis? O marketing de desempenho bem-sucedido deve se esforçar consistentemente para medir e melhorar esses resultados com base em métricas como as seguintes:
- CPM: Cost Per Mile mostra o custo pago por um anunciante para cada 1000 visualizações de anúncios digitais.
- CPC: Cost Per Click mostra o preço que um anunciante paga cada vez que um visitante clica em um anúncio digital, tornando-o útil para rastrear o compromisso.
- CPA: Custo por ação é uma métrica semelhante ao CPC, medindo o custo de cada ação bem-sucedida. Ações típicas podem ser downloads de eBook, assinaturas de serviços ou compras.
- CLV: Customer Lifetime Value mede a receita trazida por um cliente individual ao longo de seu relacionamento com a marca do anunciante. Ele usa a análise preditiva para rastrear e estimar o valor ao longo do tempo.
Principais canais de marketing de desempenho
Junto com essas métricas, também é útil analisar mais de perto os vários canais de marketing de desempenho disponíveis para os anunciantes. Como não é incomum para os consumidores acessar websites através de uma variedade de dispositivos diferentes, é melhor para as campanhas de marketing de desempenho atingir múltiplos dispositivos e canais para obter os melhores resultados. Ferramentas avançadas de gerenciamento são necessárias para rastrear os resultados com precisão com dados em tempo real.
No caso do marketing de afiliados, os anunciantes podem alcançar os afiliados através de plataformas online ou hubs. O afiliado pode ser um blogueiro, influenciador ou criador de conteúdo de vídeo disposto a promover os produtos do anunciante para uma comissão baseada no desempenho.
O marketing nos mecanismos de busca é outro canal disponível para os marqueteiros de desempenho, colocando anúncios pagos nas páginas de resultados dos mecanismos de busca ou SERPs. Isto permite resultados altamente direcionados, pois utiliza os próprios termos de busca do consumidor para combinar com os anúncios relevantes. Eles estão preparados para agir neste ponto de descoberta porque já estão procurando produtos como o seu.
Uma terceira estratégia de marketing de desempenho a ser considerada é a publicidade nativa, que se mistura perfeitamente com a página web que um usuário está navegando. Ferramentas de rastreamento tornam fácil medir o desempenho de anúncios nativos, que aparecem em sites premium com um público alvo.
Como desenvolver uma estratégia de marketing de desempenho eficaz
Não importa os canais e métricas preferidos, aqui estão alguns passos chave para ajudá-lo a começar com uma estratégia de marketing de desempenho.
1 – Estabeleça metas mensuráveis
O que sua campanha pretende alcançar? Você está tentando aumentar as vendas, direcionar o tráfego para seu website ou aumentar o envolvimento em seu website? Você não pode criar anúncios ou abordar os afiliados antes de saber como irá medir o sucesso.
2 – Escolha canais de marketing online
Cobrimos alguns dos principais canais de marketing acima, incluindo publicidade nativa, marketing de afiliados e marketing de mídia social. A maioria das campanhas de marketing de desempenho utiliza todos os canais acima para o maior alcance possível.
3 – Lance sua campanha de marketing
Conecte-se com os afiliados para encontrar a melhor maneira de atingir seu público. Os afiliados podem promover produtos em seu nome com links de afiliados, ou você pode optar por criar seus próprios anúncios focados no desempenho com total controle criativo.
4 – Meça os resultados da campanha
Finalmente, é hora de otimizar sua campanha com uma gama completa de ferramentas analíticas. Acompanhe as métricas relevantes, incluindo custos de aquisição de clientes e cliques para descobrir quais as fontes de tráfego que estão superando as outras.
Ao contrário da publicidade tradicional, onde você pode montar uma campanha uma vez e esperar que as vendas entrem, o marketing de desempenho é um processo contínuo. Com o tempo, você construirá relacionamentos duradouros com afiliados, clientes e parceiros.