A receita do mercado de comércio eletrônico de móveis atingiu US$ 252 bilhões em 2023. Além disso, o mercado de e-commerce de móveis deverá crescer anualmente 3,98% (CAGR 2023-2027). O maior segmento no mercado de comércio eletrônico de móveis é o de móveis para sala de estar, com um volume de mercado de US$ 70,61 bilhões em 2023 (Statista).
Para as empresas de móveis que já estão estabelecidas no mundo online e têm experiência, é crucial adotar estratégias mais aprofundadas para continuar crescendo e se diferenciando da concorrência.
Aqui destacamos programas de fidelidade e recompensa. A construção de relacionamentos de longo prazo com os clientes é fundamental para o sucesso contínuo no e-commerce. Os programas de fidelidade e recompensas incentivam os clientes a fazer compras repetidas, além de promoverem o boca a boca positivo. Oferecer benefícios exclusivos, descontos especiais e acesso antecipado a vendas para membros do programa de fidelidade pode aumentar significativamente a lealdade dos clientes.
De acordo com a Business. com, os clientes recorrentes gastam 67% mais do que os novos clientes.
Empresas com fortes programas de marketing de fidelidade aumentam as receitas 2,5 vezes mais rápido que seus concorrentes e geram retornos aos acionistas 100-400% maiores (HBR).
Um aumento de 5% na retenção de clientes aumenta os lucros em 25% a 95%, segundo a Harvard Business School.
Qualquer empresa sabe que não pode simplesmente abrir uma loja e esperar que os clientes cheguem – eles precisam estar motivados para comprar. Em muitas situações, um produto excelente ou uma maravilhosa experiência do cliente (CX) resolverão o problema. Às vezes, porém, as organizações precisam de uma estratégia dedicada para motivar os clientes a continuar comprando.
Como implementar um programa de fidelidade e recompensas no e-commerce
Definir objetivos
A primeira etapa do processo é estabelecer as metas do programa de fidelidade de comércio eletrônico, que inclui a identificação dos objetivos (por exemplo, aumentar as taxas de retenção de clientes, promover compras repetidas, atrair novos clientes, aumentar o LTV). Esses objetivos devem estar alinhados com a estratégia global de desenvolvimento e os objetivos empresariais.
Determine o público-alvo
Depois de identificar os objetivos do seu programa de fidelidade, você desejará determinar o seu público-alvo e as personas que espera alcançar.
Meça a taxa de sucesso
De antemão, construir um programa de fidelidade de e-commerce atraente envolve algumas pesquisas profundas sobre as expectativas dos clientes e variantes externas, como tendências de mercado, métodos promocionais e de marketing dos concorrentes, para avaliar as taxas de sucesso.
Escolha o melhor programa de fidelidade para o seu negócio
Depois que suas metas forem estabelecidas e a pesquisa do cliente for analisada, a próxima etapa é decidir o formato do seu programa.
Elimine riscos e assassinos de lealdade
Depois de encontrar os pontos positivos que levam os clientes a participar em programas de fidelização, as marcas precisam identificar os pontos negativos que fazem com que os clientes abandonem os seus produtos e serviços, e se aproximem dos concorrentes. Esses são assassinos de fidelidade que fazem com que os clientes permaneçam passivos ou ignorem os programas de recompensa ou fidelidade.
Programas que exigem muito acompanhamento e comunicação, ou envolvem interações irrelevantes com os clientes são grandes destruidores de fidelidade.
Em um mercado competitivo como o de móveis online, os programas de fidelidade desempenham um papel fundamental na construção de relacionamentos sólidos e duradouros com os clientes.