Desde a popularização do Mercado Livre, vender em marketplaces vem se fortalecendo, ainda mais com o isolamento social causado pela pandemia. O e-commerce no Brasil deve registrar R$ 111 bilhões em 2020, segundo estudo sobre os impactos da Covid-19 no comportamento de consumo dos brasileiros e no comércio eletrônico, realizado pela Kearney.
O mercado deve crescer em média 17,3% ao ano no período, chegando a aproximadamente R$ 211 bilhões em 2024.
Tudo isso só reflete o movimento de muitos comerciantes varejistas em migrar seus negócios para o comércio online, utilizando das plataformas dos grandes marketplaces do mercado para otimizar suas vendas, já que contam com todo um aparato tecnológico e de marketing para expandir as vendas.
As vantagens de vender nos marketplace
A maioria dos marketplaces torna o ato de vender muito simples. Além da imagem do negócio, você também pega emprestada sua estrutura, suas ferramentas e suas funcionalidades de monitoramento.
Tudo isso é feito com poucos cliques. Em minutos seu produto já pode ser apresentado a milhares de potenciais clientes. Mais visibilidade, mais tráfego, mais confiança do público. Tudo isso gera naturalmente mais vendas. É por isso que tantos e-commerces apostam no modelo, com resultados reais de aumento nas conversões.
Os pontos de atenção
Com essa migração em peso nos últimos meses, pode-se notar um certo despreparo e a falta de planejamento de muitos comerciantes para este modelo de negócio. Cada marketplace tem suas regras distintas, datas de repasses e taxas diferentes.
Para ter sucesso, é preciso: preços competitivos, estoque atualizado, logística estruturada para entregas no prazo e principalmente organização financeira, pois é ela que te garantirá elaborar estratégias comerciais eficientes e atrativas para o cliente que buscar pelos seus produtos.
O cuidado com as finanças
Valores de pedidos e entradas de recursos financeiros devem ser acompanhados de perto, a fim de se ter uma visão clara de todos os detalhes. Conciliar estes dados e cruzá-los entre si é o ideal, de forma a conseguir acesso à receita, números de pedidos, pagamentos em andamento etc.
Diferente de uma conciliação bancária, a conciliação dos repasses das vendas nos marketplaces pede muito mais atenção e análise individual de cada transação para enxergar rentabilidade. Isso vale principalmente para grandes datas como a Black Friday, em que os números parecem surpreender, mas nem sempre se traduzem em lucro.
Para um gerenciamento eficiente, tenha acesso aos inúmeros dados financeiros, fiscais e de desempenho como: produtos com maior saída; produtos com maior lucratividade; produtos que geram maior receita; percentual e taxas cobradas pelo marketplace; pagamentos em andamento; pontuação, recomendações e demais índices de confiança do cliente; canais com melhores desempenhos; custos operacionais, etc.
Como otimizar tudo isso?
Manter a integração ainda é o maior desafio dos gestores, já que conferir os pedidos em todas as plataformas custa tempo, mas é obrigatório. Qualquer atraso ou esquecimento traz consequências tanto para o relacionamento com o cliente quanto para a gestão das finanças.
O segredo do gerenciamento de múltiplos marketplaces é visualizar todos os dados em um único painel. Com tudo em uma só interface, a análise e a tomada de decisões são mais fáceis.
A gestão financeira também é eficiente para superar os desafios das mudanças de comissionamentos, variações conforme datas e categorias. Além, claro, para criar diferentes estratégias de precificação para cada marketplace — o que é muito importante na Black Friday. Ao criar estratégias distintas para cada canal, é fundamental o monitoramento dos resultados, da concorrência e seu posicionamento no ranking de buscas.
Adeque-se também aos modelos de pagamento de cada marketplace. As variações entre os prazos — que em alguns casos podem superar os 30 dias — é uma dificuldade para a organização financeira do negócio, que tem que lidar com percentuais diferentes de acordo com o tempo escolhido para repasse.
Conclusão
Vender no marketplace é sem dúvida uma estratégia eficiente para quem deseja ampliar suas vendas. Digo isso principalmente quando se preza pela segurança dos clientes e praticidade na compra. Para que o sucesso seja alcançado nesse modelo de operação, o segredo é estar atento a todo movimento financeiro da empresa. Você deve se atentar por cada venda, por suas regras distintas em cada marketplace e analisar os que estão mais alinhados à sua estratégia comercial.