Com o aumento da competitividade do mercado e maior alcance à informação, os consumidores se tornam cada vez mais exigentes e esperam receber experiências personalizadas no e-commerce. Não é à toa que mais de 90% das empresas dizem ter resultados positivos com iniciativas de personalização online. De acordo com a McKinsey, as empresas que melhor trabalham a personalização aumentam suas receitas entre 5% e 15% e melhoram a eficiência de seus investimentos em marketing de 10% a 30%.
Na base das ações de personalização estão as recomendações de produtos e a automatização da comunicação com os clientes. No e-commerce, as recomendações podem se dar de diversas maneiras, como a montagem automática de vitrines e a definição de anúncios e indicações de produtos de acordo com os interesses identificados a partir do comportamento de cada usuário.
Números da Linx Digital mostram o quanto as vitrines personalizadas têm um efeito positivo sobre as vendas. No setor de moda, por exemplo, elas geram 3,6 vezes mais conversão e um aumento de 318% no volume de vendas por sessão. Em outras palavras, vitrines personalizadas aumentam a conversão e fazem com que cada cliente compre mais.
A razão para isso é bastante clara: vitrines personalizadas apresentam uma loja diferente para cada cliente que acessa seu e-commerce. Com o tempo, visitantes frequentes passam a ter uma loja 100% customizada, que se encaixa como uma luva ao seu comportamento de compras. Com o uso dessas vitrines, não são apresentados produtos que ele não compraria, e aumenta a possibilidade de oferecer exatamente aquilo que o consumidor deseja naquele momento.
Cinco maneiras de estimular a descoberta de produtos
As vitrines personalizadas têm mais impacto quando são apresentadas para o cliente na fase de descoberta de produtos. É como se, ao entrar em uma loja física, antes mesmo de começar a procurar ou perguntar para um vendedor, o consumidor visse somente os itens que o interessam. Fica claro que essa estratégia amplia o desejo de compra e gera novas oportunidades de consumo.
Existem 5 maneiras principais de estimular a descoberta de produtos no momento em que o cliente chega ao seu e-commerce:
Vitrine de novidades
Como o nome diz, uma vitrine de novidades promove de forma personalizada os lançamentos do site, de acordo com a intenção de compra e perfil do usuário. Essa abordagem gera mais engajamento com os novos produtos da loja. Quando posicionada em uma página de departamento/categoria, essa vitrine oferece apenas itens recentemente colocados no catálogo do e-commerce.
Essa forma de fazer o cliente “conhecer as novidades” é bastante relevante em categorias em que a compra do produto mais recente é um chamariz importante. Moda, presentes e eletrônicos são exemplos em que é possível impulsionar as vendas com o uso de uma vitrine de novidades.
Vitrine de ofertas
A vitrine de ofertas procura atrair os clientes que estão interessados em oportunidades de compra. Para isso, a página é personalizada com produtos que tiveram seu preço reduzido recentemente e que estão de acordo com o interesse do usuário (produtos semelhantes ou relacionados).
Nesse caso, é importante destacar o percentual de desconto aplicado ao produto, já que isso aumenta a percepção de oportunidade, promove o engajamento e aumenta a conversão.
Vitrine de itens mais populares
Esse modelo de vitrine recomenda os produtos de maior sucesso da loja. É possível adotar três abordagens neste caso:
- Produtos mais vendidos: ordena os produtos na vitrine de acordo com aqueles que foram mais adquiridos por consumidores de perfil semelhante ao do visitante do site.
- Mais vistos: ordena os produtos na vitrine conforme o número de visitas de clientes que têm um comportamento semelhante ao do visitante.
- Que são tendência: é uma forma de ordenar por popularidade, considerando compras recorrentes, visualizações e alterações/atualizações de produtos.
As melhores plataformas de personalização de vitrines do mercado atualizam as vitrines em tempo real, visita a visita. Dessa forma, a dinâmica e a precisão das recomendações só aumentam. Esse tipo de vitrine pode ser utilizado na home do e-commerce, nas páginas de departamento/categoria e até mesmo em itens recomendados para cross selling, impulsionando ainda mais a descoberta de produtos e as vendas.
Vitrine de destaques
Esse é um modelo um pouco diferente de vitrine, que, em vez de apresentar vários produtos, mostra apenas um item: o de maior sucesso no departamento, categoria ou subcategoria. Esse modelo de vitrine automatiza a criação de banners com recomendações que são atualizadas de acordo com a dinâmica de consumo do site e a intenção de compra dos usuários.
Vitrine de itens promovidos
Essa é uma vitrine própria para quem quer criar uma campanha específica. Nessa abordagem, a vitrine promove um conjunto de produtos definido pelo varejista, identificando, a partir de uma lista de produtos, tags, atributos e categorias, os itens que serão recomendados para os clientes.
Nesse caso, também é possível destacar determinados itens em posições específicas, de acordo com a parceria definida com a indústria, questões relacionadas ao estoque dos produtos ou estratégias comerciais. A partir dos parâmetros estabelecidos, os algoritmos exibem os produtos da lista que forem mais apropriados a cada visitante do site.
O e-commerce é um negócio que precisa ser proativo para cativar o cliente, oferecer produtos relevantes e acelerar a jornada de consumo. Personalizar a apresentação dos produtos a partir do perfil e da análise de comportamento dos consumidores é um recurso essencial para potencializar as vendas e aumentar a chance de conversão.