O e-commerce ocupa espaço importante na rotina dos consumidores, inclusive nas compras de supermercado. De acordo com a pesquisa “Hábitos de Compra no Varejo Alimentar”, da Neogrid e Opinion Box, mostra expansão do segmento no Brasil. Do total das respostas, 56,4% afirmam que efetuam este tipo de compra mensalmente. Semanalmente, o índice chega a 31,2%.
Ainda segundo a pesquisa, os fatores que mais influenciam a preferência pelo e-commerce são preços mais baixos (34,6%), promoções exclusivas (32,3%) e comodidade/praticidade (29,1%).
Além das compras de supermercado, o e-commerce conta com boa participação de categorias como roupas e acessórios (47%), alimentos e bebidas (46,5%), produtos de beleza (38,5%) e eletrônicos (35,8%). A categoria de móveis de decoração aparece em último, com 19,3%.
Posicionamento
Outro aspecto importante destacado na pesquisa é a necessidade dos varejistas estarem bem posicionados para atrair a atenção dos clientes. As avaliações de produtos surgiram como um fator crucial, uma vez que os consumidores confiam nas experiências de outros usuários para tomar decisões mais informadas.
Mais da metade dos respondentes (57,4%) afirmam que valorizam sempre as avaliações. Além disso, 39,2% indicaram que o fazem às vezes e apenas 3,4% que nunca consideram responder.
A pesquisa foi realizada online entre junho e julho deste ano por meio do Painel de Respondentes do Opinion Box. Com mais de 2 mil pessoas de todo o Brasil acima de 16 anos e todas as classes sociais responsáveis ou parcialmente responsáveis pelas compras da casa.