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70% dos varejistas esperam aumentar seu faturamento com Black Friday 2024

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Com o passar dos anos, a Black Friday deixou de se restringir a uma única sexta-feira de descontos e passou a se estender por todo o mês, agora conhecido como Black November. Antecipando o evento, a Rcell, realizou uma pesquisa com grandes varejistas regionais de 13 estados do país.

A empresa concluiu que, em 2023, os principais desafios logísticos foram os atrasos no abastecimento e dificuldades com o transporte. 

Para este ano, as organizações estão se preparando com investimentos em novos modais de transporte, melhorias na capacidade de armazenamento e gestão logística, além da adoção de tecnologias da informação para otimizar os processos.

Alexandre Della Volpe Elias, CMO do Grupo Rcell, comenta: “vale destacar que o Brasil é um país de dimensões continentais, o que impõe desafios como o valor do frete, a armazenagem e a escolha do modal, exigindo estudos e inteligência”.

Black Friday escrito com letras penduradas e porcentagem no lugar do Y
Imagem: reprodução

Segundo a pesquisa, 75% dos varejistas começam a planejar suas promoções de Black November com dois meses de antecedência. A principal estratégia para lidar com o aumento da demanda é antecipar as negociações com fornecedores, assegurando um estoque suficiente para o volume esperado de vendas.

“Quando falamos de logística, os dados mostram a importância de os varejistas se anteciparem e organizarem seus estoques com antecedência, considerando que estamos a dois meses do evento”, destaca o CMO.

Além disso, o estudo também revelou que cerca de 70% dos varejistas esperam um aumento no faturamento em relação a 2023, que registrou o maior número de vendas em unidades. Entre as estratégias destacadas para impulsionar as vendas estão o uso de e-mail marketing, comunicação via WhatsApp e telemarketing ativo.

Outro dado relevante da pesquisa é que 50% do público decisor da compra é feminino, com predominância da faixa etária entre 35 e 50 anos. Entre os varejistas, 80% indicaram que o ticket médio das compras varia entre R$ 500 e R$ 1.500. 

Para atingir esse público, os varejistas apostam em redes sociais e WhatsApp, focando em promover e ofertar smartphones, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e produtos de informática.

A experiência do cliente também não pode ser deixada de lado e 73% dos varejistas estão realizando melhorias com base no feedback dos consumidores. As melhorias incluem:

  • Comunicação clara das ofertas;
  • Otimização da logística;
  • Variedade de produtos em promoção;
  • Condições de pagamento;
  • Informações detalhadas sobre os produtos; e
  • Investimentos em tecnologia para aprimorar a navegação e usabilidade de sites e aplicativos.

“O foco dos varejistas está em assegurar que cada contato seja uma oportunidade para surpreender positivamente o consumidor, reforçando a confiança na marca. Essa preocupação em ouvir os clientes e levar em consideração os feedbacks recebidos mostra o esforço constante em criar uma experiência de compra cada vez mais alinhada às necessidades e desejos do público”, conclui Elias.