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A precificação dinâmica que seu e-commerce precisa

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado digital desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

A rapidez que a digitalização possibilitou às decisões no e-commerce exige ferramentas ágeis e inteligentes para que os preços praticados no comércio eletrônico possam concorrer de igual para igual

Trabalhar com comércio eletrônico é uma tarefa bem mais complexa do que parece. Tudo muda o tempo todo numa velocidade difícil de ser acompanhada por qualquer pessoa ou equipe que utilize meios tradicionais. Um bom exemplo é o preço dado aos produtos. Um item que custa R$ 10 agora pode passar a custar R$ 8 daqui a duas horas, e logo pela manhã, voltar aos R$ 10. Tudo depende do momento e da estratégia da empresa.

Uma das melhores formas para concorrer em um segmento tão ágil como o e-commerce é usando soluções de pricing capazes de monitorar o ambiente digital e fazer a precificação dinâmica dos produtos com a máxima velocidade, assertividade e no tempo certo. Mas o que é exatamente precificação dinâmica?

A princípio, muita gente pensa que se trata apenas da mudança pura e simplesmente do preço dos produtos com a finalidade de se tornar competitivo. Mas essa definição é simplista, pois a precificação dinâmica é muito mais do que isso.

A ferramenta considera, sim, os preços praticados pela concorrência para que a loja virtual não fique para trás. Mas também, na hora de calcular o valor de venda adequado daquele produto ou serviço, a solução de princing pode considerar regras como os custos de aquisição/produção do item que está na “prateleira”, margem pretendida, entre outros fatores para definir o preço ideal de venda. Dessa forma, a loja oferece preços competitivos aos consumidores ao mesmo tempo que extrai a melhor rentabilidade possível de cada venda efetuada.

É assim que funcionam soluções do tipo como o Precifica | eCommerce e Precifica | eCommerce IA, da Precifica, que tornam a gestão de e-commerces mais inteligente e eficiente. As plataformas reúnem informações de competitividade de todo o mix de produtos em um único painel de controle e podem automatizar a atualização dos preços conforme a frequência necessária, 24 horas por dia, sete dias por semana, com base na rentabilidade de cada produto e nas mudanças de valores da concorrência.

Com a tecnologia desenvolvida pela Precifica é possível automatizar a captura de informações do mercado, possibilitando ao negócio acesso a dados de competitividade de forma automática, em grande escala e frequência adequada. As soluções desenvolvidas também oferecem a opção de incluir de forma rápida e simples produtos e concorrentes para serem monitorados, conforme a estratégia. Essa funcionalidade permite acesso rápido a informações de mercado para novos produtos no mix desejado.

Não importa se a empresa é do segmento farmacêutico; de beleza; de alimentação; se é fabricante, etc. Se precisa dinamizar a precificação de produtos ou serviços, a Precifica tem a solução certa para tornar o negócio mais competitivo e rentável.

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