A ascensão de pautas relacionadas ao ESG (Governança ambiental, social e corporativa) trouxe consigo a necessidade de desenvolvimento específico para certos setores. Um deles é a acessibilidade digital, fator que, segundo a Hand Talk, é considerado um desafio para mais da metade (54%) das empresas brasileiras, principalmente pela falta de conhecimento.
Os dados, presentes no Panorama da Acessibilidade Digital, reforçam a importância do assunto nos dias de hoje. Prova disso é que, apesar das dificuldades, 79% das companhias no país priorizam ações neste aspecto.
Outro ponto trazido pelo estudo é que 30% das empresas se preocupam mais com a inclusão do funcionário do que do consumidor (18%) no sentido digital. Segundo Ronaldo Tenório, CEO e cofundador da Hand Talk, equilíbrio é um ponto importante em acessibilidade digital.
“Um posicionamento sólido só é construído com estratégias internas e externas que estão em sintonia. Investir em acessibilidade digital para as pessoas colaboradoras é essencial, mas as organizações não podem esquecer do mercado consumidor que deseja se relacionar e criar conexões com a marca”, cita.
Ainda segundo o Panorama da Acessibilidade Digital, 40% das empresas investem em políticas relacionados ao tema, além de contratarem especialistas.
“Há anos estamos observando o interesse de muitas empresas em se tornarem inclusivas para diferentes comunidades, inclusive das pessoas com deficiência, mas que não criam políticas concretas para embasar esse desejo. Estratégia é quando colocamos na ponta do lápis o que isso vai trazer de impacto positivo para a sociedade e para o negócio. Muitas organizações ainda estão caminhando para adotar essa postura proativa”, pontua.
A pesquisa foi realizada entre 26 de junho e 31 de julho de 2023, com 647 participantes distribuídos entre executivos, pessoas com deficiência e especialistas em acessibilidade digital.