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Programas de fidelidade captam 8 em cada 10 consumidores, mostra CX Trends 2024

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Entende-se que, entre buscar novos clientes e manter uma base fiel, o mais rentável é o segundo caminho. Por isso, estabelecer programas de fidelidade tornou-se uma prática comum, visando, justamente, a manutenção destes consumidores. Segundo o CX Trends 2024, 84% deles participam deste tipo de iniciativa.

O estudo, trazido por Octadesk em parceria com o Opinion Box, reforça como o insucesso do programa de fidelidades é baixo (16% raramente ou nunca participam, por exemplo). Além disso, a inclinação à compra em marcas que tem esse tipo de ação chega a 76% dos consumidores.

Fatores decisivos

Em termos do que motiva a integração a essa estratégia por parte dos clientes, há diversidade nas respostas.

  • 49% utilizam em razão de milhas ou pontos de viagens que conseguem;
  • 41% assinam programas de fidelidade por conta dos descontos exclusivos;
  • 37% citam a facilidade para acumularem recompensas.

Em todo caso, no plano mais geral, a aplicação do programa de fidelidade traz comodidade e uma sensação de retorno ao consumidor. Do lado da marca que oferece essas vantagens exclusivas, fica a receita recorrente da assinatura, além de clientes mais fiéis.

“Demonstrar que você entende seus clientes, além dos hábitos e necessidades individuais, pode ser um diferencial para o sucesso da sua marca”, afirma Rodrigo Ricco, fundador e diretor da Octadesk.

Por fim, em termos do que os usuários compreendem como melhores contrapartidas na relação marca-consumidor, o levantamento mostra:

  • Pontos que podem ser trocados por recompensas - 61%;
  • Descontos em futuras compras - 44%;
  • Acesso a produtos ou serviços gratuitos - 43%
  • Brindes ou presentes - 29%;
  • Eventos exclusivos - 14%.