No Web Summit Lisboa 2025, Daniel Hulme, Chief AI Officer da WPP, apresentou um alerta às empresas: vitórias rápidas não sustentam vantagem competitiva. O uso superficial de IA — como geração automática de posts ou anúncios — já não diferencia marcas, pois todos os concorrentes têm acesso às mesmas ferramentas.

A próxima fronteira: sistemas de IA com contexto
De acordo com os dados trazidos pelo executivo, a WPP trabalha com três camadas:
- Brand Brain: conteúdo coerente com identidade e tom da marcaç
- Audience Brain: entendimento profundo de contexto cultural e intenção real do consumidorç
- Agentes de decisão: IA capaz de escolher como falar, quando falar e para quem.
Aplicações diretas no e-commerce
- Personalização dinâmica de vitrines;
- Sequências automáticas de recuperação de carrinho com variação emocional;
- Otimização de páginas de produto baseada em psicografia do cliente.
Por fim, Hulme argumentou ainda que marketing de e-commerce não será definido pela quantidade de conteúdo gerado, mas pela qualidade da inteligência alocada em cada interação.