A economia dos criadores já movimenta meio trilhão de dólares e envolve mais de 200 milhões de profissionais, segundo dados apresentados pela Visa no Web Summit 2025.

Entretanto, apesar de operarem em escala global, muitos criadores ainda enfrentam barreiras financeiras, como dificuldade de crédito, controle de contratos e recebimentos internacionais.
As informações foram explicadas pelo Head Global de Produtos e CMS da Visa, Mark Nelsen, no palco do evento.
Criadores são, de fato, empresas
Um dos pontos que ficou mais claro na apuração das palestras sobre o tema é a nova jornada tanto dos criadores quanto a dos consumidores. O que antes era “conteúdo para redes sociais” agora é:
• Funil de aquisição;
• Loja virtual;
• Canal de educação;
• Marca pessoal monetizada.
Khaby Lame, influenciador digital e um dos criadores com mais seguidores no TikTok, reforçou a tese de que hoje não basta apenas criar conteúdo: “O limite das outras pessoas não é o seu limite.”
O influenciador palestrou ao lado de Nelsen para explicar a nova jornada de consumo internacional.

O papel do setor financeiro e do e-commerce
Entre os insighs oferecidos por Nelsen vale destacar que soluções como Visa Direct e pagamentos via stablecoins permitem:
• Recebimento internacional em minutos;
• Redução de intermediários;
• Menor dependência de plataformas de anúncios.
E o comércio eletrônico se reorganiza para:
• Criadores venderem diretamente aos seguidores
• Produtos físicos, digitais e recorrentes
• Modelos de community ownership (NFTs, tokens de receita futura)
Ou seja, no e-commerce, o influenciador deixa de ser apenas mídia e se torna proprietário de uma jornada de compra.