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Com experiência em epidemia, AliExpress lança serviços para cliente no Brasil

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O site AliExpress, do Alibaba, anunciou na segunda-feira (20) novos recursos para seus clientes que estão em isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus. Entre eles, está o AliExpress Direct, um serviço que consolida as compras dos brasileiros em um pacote só.

Como o Alibaba é um marketplace, é bastante comum que as compras sejam feitas com vendedores diferentes e, por isso, cheguem ao consumidor em vários pacotes. Com o novo serviço, porém, os itens que vem de fornecedores diferentes agora serão reunidos pelo AliExpress em um único pacote.

É mais uma forma de Alibaba utilizar sua experiência em pandemias para ajudar as pessoas em todo o mundo em meio à pandemia de Covid-19. Durante a epidemia da SARS, em 2003, quando milhões de chineses tiveram de se isolar em suas casas, o site garantiu que as pessoas recebessem suas compras em casa. Começava ali sua trajetória como gigante da internet.

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Taxa gratuita do AliExpress

A princípio, a taxa de envio padrão será de US$ 3, mas se o valor total do pedido for superior a US$ 30, a taxa do AliExpress será gratuita. Outra novidade é a devolução gratuita, que agora poderá ser feita em até 15 dias após o recebimento dos pedidos.

Além disso, a empresa também implementou recentemente uma política de parcelamento para todos os pedidos superiores a US$ 10, com cartão de crédito emitido no Brasil – os pagamentos da empresa são processados no país pela startup curitibana Ebanx, que se tornou um unicórnio em 2019.

Liberado há cerca de quatro semanas, o parcelamento já é usado em 15% das transações do AliExpress no Brasil, revelou a empresa. Há opções de pagamento sem juros em até seis prestações.

Em comunicado enviado à imprensa, a empresa afirma ainda que “adotou cuidados redobrados com relação à higienização de seus produtos e criou protocolos de segurança”, por conta da pandemia do novo coronavírus.

“Todos os dias, a temperatura dos funcionários é verificada antes de eles entrarem nos armazéns. Todos os empregados colocam máscaras, luvas e também lavam as mãos antes do manuseio. Os armazéns estão sendo higienizados diariamente”, disse a companhia, em nota.

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As informações são do Estadão