A Amazon abriu seu primeiro supermercado sem caixas registradoras, no primeiro passo importante de sua estratégia para expandir e evoluir sua presença física neste ano, segundo o jornal Folha de São Paulo.
A loja de quase 1.ooo m², chamada Amazon Go Grocery, abriu na terça-feira (25) de manhã na Pike Street em Seattle (oeste dos EUA), a cerca de 1.500 metros da sede principal da Amazon. É a primeira loja da marca com estoque de produtos frescos, como ovos e tomates.
O novo local é cinco vezes maior que as lojas existentes Amazon Go – das quais existem cerca de 25 nos EUA –, mas tem apenas um terço do tamanho de uma típica loja Whole Foods. A Amazon comprou a cadeia em 2017 por US$ 13,7 bilhões.
Incluindo a Whole Foods, a Amazon é responsável por cerca de 4% do mercado de mantimentos dos EUA, disse John Blackledge, analista da Cowen. A Walmart, por outro lado, comanda cerca de 25%.
“A Amazon está atuando de forma diferente com estes formatos”, disse ele. “Em alguns, vão ter uma grande área de preparação para entrega de compras online. É um esforço de vários anos – terá que ser um número significativo de lojas, mas não acho que eles pretendem ter paridade com o número de lojas da Walmart.”
Registro por aplicativo
Como nas lojas menores, os clientes da Amazon Go Grocery vão se registrar por meio de um aplicativo de smartphone. Sensores e câmeras fixas no teto vão registrar os produtos que pegarem, automaticamente lhes cobrando pouco depois de saírem da loja.
A Amazon disse que o sistema permite que vários membros de uma família se registrem na mesma conta. Os clientes não devem, entretanto, ajudar outra pessoa a pegar um artigo, ou serão cobrados, pois o sistema reconhece o cliente, e não o cesto em que os itens são colocados.
Concorrentes da Amazon – como Walmart e, em menor grau, 7-Eleven – também experimentam lojas sem caixas, mas os locais ainda estão em fase de testes.
A inauguração em Seattle vem antes do lançamento de outra loja-conceito da empresa em Los Angeles, que deve ser aberta neste ano.
Construída no local de uma antiga Toys R Us, a loja de L.A. não vai usar a tecnologia da Amazon Go e terá uma experiência de pagamento convencional, segundo a empresa.
Plantas dos prédios obtidos pelo blog de tecnologia de alimentos Hngry na semana passada sugerem que, assim como a loja física, grande parte do local seria usado como um centro de microatendimento, com robótica nos bastidores, assim como seres humanos preparando produtos para entrega em domicílio. A Amazon não quis comentar mais sobre seus planos.
As lojas físicas da Amazon, incluindo a Whole Foods, foram responsáveis por US$ 4,3 bilhões em receitas em seu quarto trimestre, uma queda de 1% em relação ao mesmo período em 2018. Foi o único setor de negócios da Amazon com queda de receita ano a ano.
Leia também: Supermercado ou banco? Aumente sua gama de produtos com serviços bancários