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Amazon chega a 130 milhões de ofertas no Brasil

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Nesta semana, a Amazon alcançou 130 milhões de produtos ofertados no Brasil, avançando de forma significativa no cenário do e-commerce nacional desde que chegou há cinco anos. Neste ano, a empresa viu o número de categorias chegar a 50, com aumento de 30% em comparação a 2023. O foco agora, segundo a gigante norte-americana, é manter a expansão por aqui.

Após chegar à marca citada, a Amazon Brasil mira agora nas entregas rápidas, principal diferencial fora do país, principalmente nos EUA. Para isso, também em vista da Black Friday 2023, a empresa anunciou mais polos logísticos espalhados pelo país, chegando a 130.

Amazon no Brasil - operações e expansão
(Imagem: Divulgação/Amazon)

Os novas Estações de Entrega, locais menores que armazenam e destinam produtos para o consumidor, estão em Belfort Roxo (RJ), Palmas e Canoas (RS). Em nota oficial, a companhia comentou que o principal objetivo é encurtar trajetos e rotas estratégias sem prejudicar a capilaridade durante o período de mais demanda.

Ao todo, são 10 Centros de Distribuição (CDs) e mais de 100 estações no Brasil. Os novos polos se somam à estrutura logística nacional fixa da Amazon no Brasil, completando cobertura em todos os 27 estados.

“Desenvolver do zero uma estrutura logística que cresça rapidamente, mas que seja segura e sustentável, é prioridade e fundamental”, complementa Márcio Neves, diretor de Operações da Amazon Brasil.

Tecnologia

O investimento em tecnologia é fundamental para que a empresa consiga imprimir um ritmo tão acelerado de crescimento logístico – a empresa anunciou que havia atingido cem polos em agosto. A Amazon Brasil tem feito uma série de investimentos em automação que fez com que o tempo de lançamento de um polo logístico no Brasil diminuísse 77%.

Já Leandro de Paula, diretor de Tecnologia da Amazon na América Latina, cita como estes espaços voltados ao armazenamento e envio de itens é importante na estratégia da gigante do e-commerce. Segundo ele, a maioria dos processos colocados em prática por aqui foram desenhados de forma específica.

“O lançamento de um polo logístico no Brasil envolve diversos sistemas que cobrem toda a operação física, a gestão do inventário, conexão com os outros nós da nossa malha logística, definição de rotas de entrega e integração com parceiros, entre outros”, cita.