A pandemia impulsionou empresas que apostam na digitalização como parte essencial de seus serviços, segundo levantamento anual da consultoria Kantar, intitulado Brandz Top 100, que divulga as companhias mais valiosas do mundo. A Amazon ganhou mais de US$ 130 bilhões em valor de mercado após o coronavírus, figurando no topo do ranking.
Empresas que buscam tecnologias disruptivas para melhorar a experiência digital dos consumidores também subiram no ranking. É o caso da Mastercard que, segundo a Kantar, se mostrou resiliente e, neste ano, figura como a 10ª companhia mais valiosa do mundo. A Visa (5º) reforça esta tendência.
Mudança na cultura corporativa, sistemas abertos e crescimento dos negócios na nuvem ajudaram a Microsoft a ultrapassar a Google no ranking, que perdeu receita com anúncios durante a pandemia.
Cinco empresas entraram para o ranking das 100 mais valiosas, entre elas a chinesa Tik Tok.
Outros destaques do estudo mostram como a reinvenção das empresas e o investimento em tecnologias se tornaram ainda mais valiosos após a pandemia. A rede de pizzarias Domino’s liderou a categoria de aumento de valor de mercado, com 12% de ganhos. A estratégia envolve entregas mais rápidas com pizzas ainda quentes.
Por outro lado, o estudo mostra que, embora as empresas de tecnologia tenham muita força, problemas envolvendo o uso de dados de usuários levaram à perda de valor pelo Facebook.
Confira as 10 marcas mais valiosas do mundo, segundo a Kantar:
1º – Amazon
Valor de mercado: US$ 415 bilhões
Variação sobre 2019: +32%
2º – Apple
Valor de mercado: US$ 352,2 bilhões
Variação sobre 2019: +14%
3º – Microsoft
Valor de mercado: US$ 326,5 bilhões
Variação sobre 2019: +30%
4º – Google
Valor de mercado: US$ 323,6 bilhões
Variação sobre 2019: +5%
5º – Visa
Valor de mercado: US$ 186,8 bilhões
Variação sobre 2019: +5%
6º – Alibaba
Valor de mercado: US$ 152,5 bilhões
Variação sobre 2019: +16%
7º – Tencent
Valor de mercado: US$ 150,9 bilhões
Variação sobre 2019: +15%
8º – Facebook
Valor de mercado: US$ 147,1 bilhões
Variação sobre 2019: -7%
9º – McDonald’s
Valor de mercado: US$ 129,3 bilhões
Variação sobre 2019: -1%
10º – Mastercard
Valor de mercado: US$ 108,1 bilhões
Variação sobre 2019: +18%
Leia também: Amazon cria unidade contra pirataria para levar falsificadores à justiça