Oficialmente, a Black Friday de 2024 no Brasil está encerrada. De acordo com o painel Hora a Hora, alimentado com dados da Confi.Neotrust, a expectativa positiva do mercado, principalmente no e-commerce, foi confirmada. Ao todo, o faturamento no período chegou a quase R$ 9,4 bilhões, contabilizando resultados entre a 00h00 de quinta-feira (28) e 23h59 de domingo (1).
De acordo com o levantamento, o número representa alta de 10,7% em relação a Black Friday do ano passado, levando em consideração os mesmos dias (quinta-feira a domingo). O número de pedidos também cresceu, variando 14% com 18,2 milhões de pedidos.
No restante dos “Big Numbers” do painel, caíram, na comparação com 2023, ticket médio (2,9%) e itens por pedido (3,3%). O resultado para estes índices, respectivamente, foi de R$ 515,66 e média de 2,9 produtos por cesta.
Antes do último dia desta Black Friday acabar, o e-commerce já tinha mais de R$ 8 bilhões faturados até 18h59.
Departamentos
Em relação ao último recorte, referente ao fim da tarde de sexta-feira (29), algumas mudanças aconteceram entre as categorias com maior participação no período de compras. Na lista de mais vendidos no Brasil como um todo, o balanço final conta com:
- Eletrodomésticos: 15,8% da distribuição total e 4% de evolução em relação a 2023;
- Eletrônicos: 11,3% da distribuição total e -4% de evolução em relação a 2023;
- Telefonia: 9,4% da distribuição total e -13% de evolução em relação a 2023;
- Moda e Acessórios: 7,5% da distribuição total e -2,2% de evolução em relação a 2023;
- Ar e Ventilação: 6,3% da distribuição total e 66,1% de evolução em relação a 2023;
- Informática: 5,7% da distribuição total e -8,4% de evolução em relação a 2023;
- Móveis: 5,6% da distribuição total e 14% de evolução em relação a 2023;
- Beleza e Perfumaria: 5,5% da distribuição total e 13,1% de evolução em relação a 2023;
- Automotivo: 3,6% da distribuição total e 36% de evolução em relação a 2023;
- Esporte e Lazer: 3,6% da distribuição total e 41,1% de evolução em relação a 2023.