Mesmo a meses da Black Friday 2025, os consumidores brasileiros já começaram a acompanhar produtos, preços e promoções de marcas. Pesquisa da Locaweb revela que Samsung, Apple e Electrolux estão entre as mais monitoradas pelos entrevistados, que também apontaram transparência e clareza na comunicação como critérios decisivos de credibilidade. Junto a elas, também estão Nike e Adidas.

Expectativas para a data
Após a edição do ano passado movimentar R$ 9,3 bilhões, segundo a Confi. Neotrust, o interesse do público segue elevado. O levantamento mostra que 79% pretendem usar a data para garantir produtos já desejados com descontos, enquanto 62% querem aproveitar para descobrir novos itens e serviços em promoção. Há ainda consumidores interessados em experiências exclusivas, como pré-vendas e acesso antecipado a eventos (26%), além de acompanhar tendências do mercado (34%).
O que influencia a decisão de compra
Para 86% dos entrevistados, a transparência sobre preços e condições será o principal fator de confiança, seguida de clareza nas informações (65%) e comunicação antecipada sobre promoções e prazos (37%). O site oficial das marcas é considerado o maior critério de credibilidade por 64% dos consumidores, à frente de avaliações em portais especializados (58%) e da presença em redes sociais (43%).
Entre os aspectos mais valorizados em um site próprio estão a navegação intuitiva (67%), a segurança de dados certificada (66%) e o desempenho estável da plataforma (57%), especialmente durante picos de acesso.
Metodologia
O estudo ouviu 500 brasileiros adultos conectados à internet em todas as regiões do país. O índice de confiabilidade foi de 95%, com margem de erro de 3,3 pontos percentuais.