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Black Friday: 56% dos consumidores adquirem produtos após campanhas de influenciadores

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Frente a proximidade da Black Friday, 29 de novembro, a MField, em parceria com a Opinion Box, realizou uma pesquisa sobre o papel dos influenciadores na data. O estudo entrevistou mais de 2 mil pessoas.

No total, 59% dos participantes lembraram-se de campanhas de Black Friday com influenciadores de anos anteriores e 56% afirmaram ter realizado compras após serem impactados por essas ações. Em contrapartida, 32% disseram que não foram convencidos a comprar.

Somente 12% não recordam se suas compras foram influenciadas por creators.

Mulher usando blusa verde claro gravando video de unboxing com tipre e celular
Imagem: reprodução

Os entrevistados também julgaram a importância dos influenciadores no processo de compra. Mais da metade (65%) defende que eventos com criadores agregam valor às marcas, por outro lado, 34% seguem influenciadores que oferecem descontos e divulgam promoções

Entre os fatores destacados como importantes estão: 

  • Conteúdos e dicas úteis (40%);
  • Autenticidade no formato (33%); e 
  • Transparência sobre conteúdos patrocinados (32%).

Entre os consumidores que foram impactados por influenciadores, 51% demonstraram interesse em conhecer o produto recomendado, 50% sentiram-se mais próximos das marcas envolvidas, 44% tiveram o desejo de compra despertado e 39% se mostraram dispostos a participar de eventos de vendas promovidos por influenciadores.

A pesquisa também investigou as tendências para 2024. As categorias mais influenciadas por creators são: beleza (30%), moda (24%), alimentação (21%), turismo (19%) e tecnologia (16%). Quanto aos formatos mais populares, os tutoriais lideram (48%), seguidos por reviews, avaliações e vídeos de unboxing.