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Buscas no Google pelo termo 'frete grátis' triplicaram desde o início da pandemia

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Com a chegada do Dia do Frete Grátis, comemorado nesta quinta-feira (28), a Web Estratégica, consultoria especializada em Marketing de Conteúdo e SEO, divulgou uma análise que aponta que as buscas pelo termo no Google triplicaram desde o início da pandemia.

De acordo com a consultoria, em fevereiro de 2020, o índice de pesquisas por “frete grátis” saiu dos 24 pontos e atingiu a procura máxima na plataforma, batendo 100 pontos, em maio do mesmo ano.

O crescimento exponencial na procura por frete grátis andou juntamente com o comportamento dos brasileiros durante o período pandêmico devido a necessidade de isolamento social, que fez os consumidores optarem por fazer mais compras online.

No Dia do Frete Grátis, o que o consumidor está procurando?

Segundo análise da Web Estratégica, o volume total de procura pelo termo “frete grátis” representa 22.200 buscas. Na data promocional, as principais palavras que estão sendo associadas ao tema pelos consumidores são: “cupom frete grátis”, as marcas “Shopee e Mercado Livre”, além de pesquisas por “como conseguir frete grátis”.

A empresa também observou um volume expressivo de buscas pelos termos “fogão 4 bocas frete grátis” e “bolsas femininas em promoção com frete grátis”. Para a consultoria, essas palavras indicam que o comportamento do consumidor já está acostumado com essa oferta recorrente e possui o hábito de associar a procura com produtos específicos que ele já está se preparando para adquirir.

Confira na tabela abaixo outros exemplos de buscas e interesse do consumidor:

Como as marcas podem aproveitar esse movimento?

“Sabendo que o consumidor está muito mais atento e disposto a reconhecer ofertas de frete grátis, esse discurso também não é mais um diferencial para o e-commerce que aplicá-lo. No caso dos consumidores que já estão procurando por esse benefício, a informação de frete grátis poderá ser notada como um impulso maior para efetuarem a compra, principalmente em itens de menor valor agregado e, consequente, tomada de decisão mais rápida. Aqui na WE nós não identificamos a associação de “frete grátis” com tickets de alto valor”, comenta Rafael Rez, fundador e CMO da Web Estratégica.

Outra dica importante, segundo o estrategista em marketing digital, é investir na produção de conteúdos otimizados com foco em SEO para seus clientes, resultando em tráfego orgânico e, por consequência, uma maior conversão de vendas nos negócios. A estratégia é válida não só para datas promocionais como o Dia do Frete Grátis, mas para o ano todo.

“Para atingir aumentar as vendas e prospectar novos clientes, é importante contar com o apoio de especialistas, como a Web Estratégica, por exemplo, que analisa os dados de visitas e o comportamento dos consumidores nas redes de seus clientes, executa um planejamento estratégico e melhora o ranqueamento de marcas e produtos em sites de buscas”, afirma Rez.

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