A Cainiao, braço logístico do grupo Alibaba, escolheu o aeroporto de Viracopos, em Campinas, como sede de seu novo centro de distribuição no Brasil. A operação, que começa ainda em 2024, promete gerar mais de 200 empregos diretos e mais de mil indiretos nas áreas de logística, TI e serviços auxiliares, segundo a Prefeitura de Campinas.
O grupo investiu na construção das instalações no antigo terminal de passageiros de Viracopos, além da compra de equipamentos e contratação de profissionais para o centro. A expansão faz parte da estratégia da Cainiao de ampliar a oferta de produtos, diversificar os canais de venda e estreitar parcerias com empresas brasileiras.
Por que Campinas?
A escolha de Campinas foi motivada por sua localização estratégica, infraestrutura logística e mão de obra qualificada. Além disso, a política de incentivos fiscais da cidade foi um fator importante. A expectativa é que a operação gere mais de R$ 2 bilhões em impostos nas esferas federal, estadual e municipal.
“No futuro, o hub pode se expandir para se tornar um centro de operações para toda a América do Sul”, afirmou Felipe Daud, diretor de Relações Institucionais do Alibaba para a América Latina. O aeroporto de Viracopos será peça chave, com a utilização da infraestrutura aeroportuária e a conectividade com outras regiões do Brasil e do mundo.
Priscila Mezzalira, diretora de operações da Cainiao, destacou que a operação permitirá aumentar a oferta de serviços logísticos no país e consolidar a presença da empresa no mercado brasileiro. As encomendas serão triadas em Viracopos e distribuídas por todo o Brasil, utilizando soluções de transporte rodoviário, aéreo e marítimo para garantir entregas rápidas.