Logo E-Commerce Brasil

Confiança da indústria brasileira recua em agosto ao menor nível desde 2023

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

A confiança da indústria no Brasil caiu em agosto ao menor patamar desde outubro de 2023, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (27) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O Índice de Confiança da Indústria (ICI) recuou 4,4 pontos em relação a julho, atingindo 90,4 pontos, a maior queda mensal desde a pandemia de Covid-19.

(Imagem: Reprodução)

Situação atual e expectativas

O Índice de Situação Atual (ISA) caiu 3,9 pontos, para 93,4 pontos, refletindo a preocupação de segmentos do setor com acúmulo de estoques. Já o Índice de Expectativas (IE) recuou 4,9 pontos, para 87,6 pontos, com pessimismo generalizado entre as categorias de uso, sobretudo em relação ao horizonte de seis meses.

Pressões externas e internas

Para Stéfano Pacini, economista do FGV IBRE, o resultado reflete um cenário de contração da política monetária e aumento da incerteza. “A combinação da política de juros elevados e das novas taxações sobre produtos brasileiros configura um ambiente desafiador para a indústria”, afirmou.

O governo dos Estados Unidos, sob Donald Trump, impôs tarifa de 50% sobre diversas importações brasileiras. No cenário doméstico, o Comitê de Política Monetária (Copom) manteve a taxa básica de juros Selic em 15% ao ano no fim de julho, sinalizando que deve mantê-la elevada por um período prolongado, em meio às incertezas externas.

De acordo com a FGV, os resultados da sondagem indicam que a indústria pode enfrentar um ritmo mais lento no segundo semestre de 2025. A combinação de juros altos e restrições comerciais internacionais tende a intensificar a desaceleração já prevista para o setor.

* Com informações da Reuters