Estudo da Meta, “Expectativas da Temporada de Compras 2023″, visa compreender os principais comportamentos e tendências de consumo para o final do ano. Encomendado à Offerwise, o levantamento contou com a participação de 1.000 consumidores maiores de 18 anos e foi realizado em setembro deste ano.
Principais aprendizados
A pesquisa concluiu que 89% dos consumidores brasileiros planejam fazer compras no período da Black Friday ao Natal. Analisando somente os clientes que pretendem comprar na Black Friday, 71% desejam adiantar as compras natalinas na data.
Em contrapartida, 87% dos respondentes afirmaram que pretendem deixar as compras de fim de ano somente para o Natal.
Outro ponto chave é a procura de novos produtos. Segundo o levantamento, 75% dos entrevistados pretendem pesquisar categorias diferentes. Entre os brasileiros, as maiores intenções de compra são: alimentos (73%); saúde e beleza (60%); aparência e moda (58%); eletrônicos (57%); eletrodomésticos (55%) e brinquedos (46%).
Conrado Leister, VP e diretor geral da Meta no Brasil, ressalta: “a forma como as pessoas encontram e compram produtos está em constante evolução e estes dados reforçam tendências relevantes para essa temporada de compras de final de ano, que tem tudo para ser uma das mais disruptivas dos últimos tempos”.
Ademais, os usuários também possuem preferências quando se trata de métodos de pagamentos. 30% diz priorizar o cartão de crédito e logo em sequência aparecem Pix (25%), cartão de débito (15%) e dinheiro em espécie (9%).
Por fim, a pesquisa demonstrou que 64% dos clientes pesquisam e compram online, 37% buscam online, mas compram em lojas físicas e 35% realizam pesquisas na loja física e compram online.
Tecnologia para compras
Durante o período de compras do final do ano, algumas ferramentas tecnológicas que podem auxiliar os empreendedores são:
– Anúncios personalizados;
– Conteúdo em vídeo;
– Criadores de conteúdo;
– Mensageria.
Além disso, os clientes focam cada vez mais em diferentes aspectos no momento de compra, estando mais atentos às informações, valor, experiência, qualidade e personalização.