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Cultura data-driven no agro: BASF aplica modelo com o cliente no centro

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Durante o Congresso Indústria Digital 2024, Rafael Uceda, gerente de Marketing Digital na BASF, destacou a complexidade do mercado agro e a crescente importância dos dados provenientes dos canais digitais na tomada de decisões estratégicas. A implementação da cultura data-driven, em sua visão, foi um ponto-chave na virada de estratégias dentro da empresa para este setor.

Em sua fala, o executivo enfatizou que o setor agropecuário é uma cadeia repleta de variáveis e complexidades. Dessa forma, a BASF identificou a necessidade de uma abordagem mais específica para essa demanda, trabalhando conceitos de integração e eficácia relacionados ao marketing digital.

Rafael Uceda, gerente de Marketing Digital na BASF - Congresso Indústria Digital 2024
Rafael Uceda, gerente de Marketing Digital na BASF (Imagem: Carol Guasti/E-Commerce Brasil)

Estratégias Integradas para o Crescimento

Uceda apresentou a visão atual de marketing da multinacional, que visa afastar-se do isolamento de projetos e gerando menos fricções. Neste caso, a empresa concentra seu trabalho em estratégias integradas de crescimento. Ele mencionou, como resumo, quatro áreas que devem ser o foco deste modelo:

  • Tipos de demanda
  • Canais de aquisição
  • KPIs integrados
  • Jornada do cliente

“O objetivo central, com isso, é colocar o cliente no centro do negócio, assegurando a entrega da mensagem com sinergia e alinhamento. Essa abordagem é crucial para criar um ecossistema integrado que favoreça a fidelização e a satisfação do cliente”, explicou.

Funil Adaptado

Uceda também explicou sobre o modelo de funil adaptado que a BASF têm utilizado com clientes do agronegócio. Entre as etapas, estão:

  • Awareness (no topo)
  • Consideração (no meio)
  • Decisão (no final)
  • Fidelização (como consequência)

Essa fórmula espera aumentar o conhecimento de marca (ou brand awareness), melhorar conteúdo e otimizar a conversão das empresas, orientando a jornada por meio dos dados.

Foco em dados e resultados

A nova estratégia da BASF prioriza uma jornada orgânica, onde 70% do acesso ao conteúdo vem de fontes naturais, refletindo um engajamento significativo: 51% do público interage ativamente com as informações disponibilizadas.

Uceda destacou que essa abordagem não apenas aumenta a audiência, mas também melhora a qualidade do tráfego na América Latina. Como resultado, a BASF conseguiu reduzir gastos em mídia e redirecionar esses recursos para áreas mais estratégicas.

Com 65% da relação direta com empresas do agro, a multinacional busca constantemente inovar e adaptar suas práticas digitais para atender às demandas do mercado.