Durante o Congresso Indústria Digital 2024, Rafael Uceda, gerente de Marketing Digital na BASF, destacou a complexidade do mercado agro e a crescente importância dos dados provenientes dos canais digitais na tomada de decisões estratégicas. A implementação da cultura data-driven, em sua visão, foi um ponto-chave na virada de estratégias dentro da empresa para este setor.
Em sua fala, o executivo enfatizou que o setor agropecuário é uma cadeia repleta de variáveis e complexidades. Dessa forma, a BASF identificou a necessidade de uma abordagem mais específica para essa demanda, trabalhando conceitos de integração e eficácia relacionados ao marketing digital.

Estratégias Integradas para o Crescimento
Uceda apresentou a visão atual de marketing da multinacional, que visa afastar-se do isolamento de projetos e gerando menos fricções. Neste caso, a empresa concentra seu trabalho em estratégias integradas de crescimento. Ele mencionou, como resumo, quatro áreas que devem ser o foco deste modelo:
- Tipos de demanda
- Canais de aquisição
- KPIs integrados
- Jornada do cliente
“O objetivo central, com isso, é colocar o cliente no centro do negócio, assegurando a entrega da mensagem com sinergia e alinhamento. Essa abordagem é crucial para criar um ecossistema integrado que favoreça a fidelização e a satisfação do cliente”, explicou.
Funil Adaptado
Uceda também explicou sobre o modelo de funil adaptado que a BASF têm utilizado com clientes do agronegócio. Entre as etapas, estão:
- Awareness (no topo)
- Consideração (no meio)
- Decisão (no final)
- Fidelização (como consequência)
Essa fórmula espera aumentar o conhecimento de marca (ou brand awareness), melhorar conteúdo e otimizar a conversão das empresas, orientando a jornada por meio dos dados.
Foco em dados e resultados
A nova estratégia da BASF prioriza uma jornada orgânica, onde 70% do acesso ao conteúdo vem de fontes naturais, refletindo um engajamento significativo: 51% do público interage ativamente com as informações disponibilizadas.
Uceda destacou que essa abordagem não apenas aumenta a audiência, mas também melhora a qualidade do tráfego na América Latina. Como resultado, a BASF conseguiu reduzir gastos em mídia e redirecionar esses recursos para áreas mais estratégicas.
Com 65% da relação direta com empresas do agro, a multinacional busca constantemente inovar e adaptar suas práticas digitais para atender às demandas do mercado.
Comentários