Em levantamento feito com a MindMiners, a OLX identificou que 57% de usuários que tiveram uma compra vantajosa recomendam ofertas do tipo para outras pessoas. A constatação mostra que a disseminação de descontos e promoções por parte do público é algo visto com constância entre consumidores brasileiros.
Além de mais da metade indicarem a experiência de comprar em promoções ou produtos com desconto, a veiculação também tem outras formas de acontecer nos dias de hoje. Isto porque a pesquisa mostra que 27% dos entrevistados também falam a respeito nas mídias sociais.
Contudo, na prática, como se sai a recomendação no momento de convencer outros consumidores? Segundo a OLX, 50% dos usuários falam que as pessoas que receberam a recomendação mostram interesse e consideram comprar. Somente 13% de quem ouve as dicas acredita que os produtos mais caros são melhores.
Meios para o fim
A procura por cupons de desconto também é pertinente com o público, com 53% sempre em busca dos vouchers. Além disso, considera-se a porcentagem de 20% como mais vantajosa, no e-commerce, para 26% do público.
A diversificação aumenta mais quando o levantamento fala nos canais mais utilizados para resgatar promoções e descontos. Os sites das lojas são os mais procurados (53%), seguidos de pesquisas no Google (41%) e aplicativos de cashback (39%).
Na lista, que inclui ainda lojas físicas, e-mails, aplicativos da marca e próprios de promoção, também estão meios de comunicação e interação da geração atual. É o caso de Instagram (26%), grupos de WhatsApp (19%) e TikTok (16%).
Categorias e gastos
A pesquisa da OLX com a MindMiners também contabilizou o gasto dos consumidores nos últimos seis meses. Válida para o e-commerce especificamente, a lista vai de até R$ 100 para R$ 3 mil ou mais. Veja:
– Até R$ 100 – 18%
– De R$ 100,01 a R$ 300 – 23%
– De R$ 300,01 a R$ 600 – 16%
– De R$ 900,01 a R$ 1 mil – 9%
– De R$ 1.000,01 a R$ 1,5 mil – 8%
– De 1.500,01 a R$ 2 mil – 8%
– De R$ 2.000,01 a R$ 2,5 mil – 3%
– De R$ 2.500,01 a R$ 3 mil – 5%
– R$ 3 mil ou mais – 10%
Com frete grátis visto por 96% dos entrevistados como vantagem econômica nas compras online, as categorias com mais buscas por economia são:
– Eletrônicos – 69%
– Roupas, sapatos e acessórios – 63%
– Eletrodomésticos – 60%
– Higiene e beleza – 49%
– Móveis – 42%
– Casa e decoração – 39%
– Alimentos e bebidas – 38%
– Jogos e brinquedos – 34%
– Produtos para pet – 24%
– Outros – 3%
O estudo entrevistou 300 pessoas de todo o Brasil. O público é composto por 52% de mulheres e 48% homens, nas faixas etárias entre 18-24 anos (20%), 25-30 anos (17%), 31-40 (27%), 41+ (35%). No recorte de classes, a maioria é da classe C (43%), B (40%), A (15%) e D/E (2%). Ele contemplou as cinco regiões do país: Sudeste (48%), Nordeste (23%), Sul (16%), Centro-Oeste (8%) e Norte (6%).